
07 DE FEVEREIRO DE 2018
Conheça o Legislativo trouxe 650 alunos para explorar a Casa de Leis em 2017
Projeto tem como objetivo explicar formação e funções dos três poderes
Criado em 2004, por iniciativa do ex-vereador João Manoel dos Santos, o projeto Conheça o Legislativo traz jovens de instituições públicas e privadas para dentro da Câmara, com o objetivo de explicar as funções e divisão dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. Em 2017, aproximadamente 650 alunos participaram do projeto, que retoma as atividades em 23 de março, às 9h, com 26 estudantes do Colégio São Dimas.
Dividido em três etapas, as atividades do programa envolvem uma palestra, que conta o processo histórico de formação das Câmaras, desde a Idade Média até os dias atuais, uma explicação sobre o funcionamento e divisão dos três poderes, bem como do trabalho desenvolvido pelos vereadores. Ao final, os alunos desenvolvem uma simulação de reunião ordinária, com votação em projeto de lei fictício. Todos recebem certificado de participação.
João Manoel, hoje presidente da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), diz que a ideia para o projeto surgiu a partir da necessidade de estreitar o relacionamento entre o Legislativo e a população. “Falta conhecimento sobre a política, é ótimo ver o crescimento da iniciativa. É uma maneira de construir uma boa formação, principalmente para os jovens que estão formando opinião. Eles são os futuros vereadores, presidentes e deputados”, conta.
Segundo o diretor do Departamento de Documentação e Arquivo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Fábio Bragança, o Conheça o Legislativo é elaborado para atender os 23 vereadores, com espaço para apresentação. "É um trabalho técnico e consistente para que o aluno entenda desde o inicio da formação das Câmaras até a parte prática”, explica.
Os vereadores que mais intermediaram a vinda de instituições no ano passado foram a Coronel Adriana (PPS), Pedro Kawai (PSDB), Ronaldo Moschini (PPS), Maestro Jonson (PSDB) e Gilmar Rotta (MDB). Para 2018, está em estudo uma versão para que o Conheça seja também apresentado nas escolas.
As instituições podem entrar em contato diretamente com qualquer um dos vereadores da Casa para participar. “A recomendação é e alunos acima do 8º ano, que já têm uma base para absorver melhor o conteúdo”, comenta Bragança.