PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE SETEMBRO DE 2019

Jovem será enaltecido por campanha de arrecadação de pilhas e bateria


Vereador Pedro Kawai entregará a moção de aplausos 166/2019 a Felipe Galhardo Athanasio



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador ocupou a tribuna na noite desta quinta-feira (19), na 52ª reunião ordinária






O jovem Felipe Galhardo Athanasio será homenageado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), pela promoção de campanha de arrecadação de pilhas e baterias com o intuito de promover sua destinação correta. A moção de aplausos 166/2019 foi aprovada na 52ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (19).

De acordo com Kawai, Felipe foi incentivado pelo aprendizado adquirido do Grupo Escoteiro São Mário 144, do bairro Vila Rezende. O parlamentar também reforçou que as pilhas e as baterias são dispositivos que transformam energia química em energia elétrica, através de reações de oxirredução, em que há transferência de elétrons, produzindo assim a corrente elétrica.

“Quando descartadas de forma irregular, podem amassar, estourar e vazar o líquido tóxico contido em seus interiores. Este líquido se acumula no meio ambiente, passando a se representar como lixo não biodegradável”, disse.

O parlamentar também contou que a contaminação do solo e dos lençóis freáticos são algumas consequências do descarte incorreto de pilhas e baterias usadas, e que os metais pesados existentes no seu interior são capazes de causar doenças renais, cânceres e problemas relacionados no sistema nervoso central.

“A inspiração do jovem Felipe vem do desejo de cuidar e preservar o meio ambiente, frente aos danos que estes materiais podem apresentar quando descartados de forma irregular, bem como conquistar uma insígnia da boa ação dos escoteiros pela pro atividade da campanha”, ressaltou Kawai.

Desde maio deste ano, quando se iniciou a campanha, Felipe conseguiu coletar 26.250 quilos de pilhas e baterias e oito garrafas PET com lacres. Para incentivar as pessoas na sua campanha, o jovem apresenta os problemas causados no meio ambiente em virtude do descarte irregular, através de materiais educativos, informando do seu interesse em dar o destino correto às pilhas e baterias, para que não sejam descartados no lixo comum.

Durante a 52ª reunião ordinária nesta quinta-feira (19), o vereador ocoupou a tribuna para agradecer os parlamentares pela votação favorável à suas duas moções: a 167/2019 e 166/2019, esta, por sua vez, Kawai reforçou que a iniciativa do garoto também tem a ver com a campanha dos lacres de autoria do vereador André Bandeira (PSDB). "Pensei na elaboração desta moção por ver um garoto que se mobilizou nessa conscientização, pensando no futuro. Com certeza outras crianças irão se mobilizar também", disse. 



Texto:  Ana Caroline Lopes
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas