PIRACICABA, DOMINGO, 18 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

09 DE JANEIRO DE 2014

José Luiz homenageia Paróquia Imaculada Conceição


Igreja celebra neste mês 100 anos, quando aconteceu a posse do 1o Vigário da Vila Rezende, Cônego Carlos Cerqueira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A Câmara Municipal de Piracicaba, por meio de solicitação do vereador José Luiz Ribeiro, realizará neste sábado, 11, às 18h30, reunião solene para celebrar os 100 anos da Paróquia Imaculada Conceição. O evento acontecerá na igreja, localizada na travessa Manoel Conceição, 90, no bairro Vila Rezende. 

A Paróquia Imaculada Conceição é um dos marcos religiosos do povo piracicabano. Começou como templo e depois teve que ser edificada ampla igreja para abrigar os inúmeros devotos. Para o vereador José Luiz Ribeiro, “a Imaculada Conceição está inserida na história de devoção e fé do povo piracicabano à Virgem Maria”, destacou.

HISTÓRIA - A Paróquia Imaculada Conceição teve sua origem com a construção do templo antigo, que foi edificado como sonho de devoção e empenho dos familiares do Barão de Rezende, sendo decisiva para a sua instalação a fé e devoção da Baronesa Dona Lídia de Rezende. Entretanto com o tempo, a igreja antiga já não mais comportava todo o povo, sendo necessário erguer um novo templo sem perder o perfil acolhedor do antigo.

Com o apoio do industrial Mário Dedini e de toda sua família, eles levantaram a nova igreja, que teve o lançamento da pedra fundamental em 08 de dezembro de 1904, projetada pelo arquiteto João Chaddad e com base nos traços similares da igreja da cidade de Lendinara, na Itália, em 1910 foi celebrada a primeira missa e benção pelo primeiro bispo de Campinas senhor D. João Nery. 

Quatro anos depois, em 19 de janeiro de 1914, houve a instalação da Paróquia e a posse do 1º Vigário da Vila Rezende, o Cônego Carlos Cerqueira. Após vieram os padres Julião Pires Valente Figueira, Serápio Giol, João Milita Rema, Antonio Garavela, Jerônimo Gallo, Romário Pazzianotto, Luis Gonzaga Juliani. Atualmente se revezam nas atividades: Monsenhor Jorge Simão Miguel e Monsenhor Orivaldo Casini. 

Em 1972, foi inaugurada a matriz, novamente projetada pelo arquiteto João Chaddad, ela possui um estilo neoclássico modernizado, caracterizado por grandes colunas na fachada, destacando-se pela originalidade dos grandes vitrais, principalmente o do altar que retrata a imagem da padroeira Imaculada Conceição, inspirada numa obra do pintor barroco espanhol Batolomé Estebán Perez Murrillo.

Sendo assim, no dia 19 de janeiro de 2014 a Paróquia da Imaculada Conceição completará cem anos de sua fundação.



Texto:  Assessoria parlamentar


Homenagem José Luiz

Notícias relacionadas