
29 DE MARÇO DE 2011
Ao usar a tribuna durante reunião ordinária nesta segunda-feira, o vereador João Manoel dos Santos (PTB) abordou três temas, que, em comum, retratam experiências re (...)
Ao usar a tribuna durante reunião ordinária na noite desta segunda-feira (28), o vereador João Manoel dos Santos (PTB) abordou três temas, que, em comum, retratam experiências recentes da interação entre a população e a Câmara. Ele falou sobre a repercussão do "Encontro com Líderes Religiosos", sobre a importância da manifestação dos cidadãos por meio da Tribuna Popular e sobre a visita de duas defensoras públicas à Casa de Leis. Para o presidente da Câmara, tais situações reforçam o entendimento do Poder Legislativo como local sempre aberto aos diferentes segmentos da sociedade, como espaço que acolhe a manifestação de vozes discordantes e como instituição que se coloca como parceira de outros órgãos.
João Manoel destacou o saldo positivo do "Encontro com Líderes Religiosos", ocorrido no último sábado (26), que reuniu representantes de mais de uma dezena de credos diferentes. Cerca de 100 pessoas participaram do encontro, realizado no Salão Nobre "Prof. Helly de Campos Melges". "Foi um evento de um proveito político e de uma conscientização muito grandes", salientou João Manoel, que foi o autor do requerimento que garantiu a participação da Câmara no encontro, organizado em conjunto com a Prefeitura e o Movimento de Defesa da Liberdade Religiosa de Piracicaba e Região. "Esta Casa está de parabéns por esse momento rico de nossa história", afirmou.
Para o vereador, o encontro serviu para mostrar que não cabe ao indivíduo fazer julgamentos sobre a crença de outra pessoa. "Nossa tendência é achar que somos donos da verdade. Por sermos da religião A, B ou C, achamos que temos o direito de discriminar os demais", comentou.
TRIBUNA POPULAR
João Manoel também falou sobre o uso que pessoas de todos os segmentos da cidade fazem da Tribuna Popular, oportunidade aberta pela Câmara, durante as reuniões ordinárias, para a participação do cidadão. Ele citou a contribuição que o espaço fornece ao debate democrático, dando voz inclusive a opiniões discordantes. "Criamos [a Tribuna Popular] e sempre somos cobrados e criticados por ela. Esta Casa nunca teve medo de aprovar leis que beneficiam a população", disse o parlamentar, sobre a abertura do espaço. "Sinto-me gratificado e lisonjeado quando sou criticado. Quando entrei nesta Casa, minha proposta era tornar-me um elo entre a comunidade e os poderes", completou.
O vereador fez referência ao tema ao cumprimentar a participação da estudante Daniela Venâncio, que usou a Tribuna Popular na noite desta quinta-feira para apresentar um vídeo sobre a situação precária da Avenida Rio das Pedras, no Piracicamirim. João Manoel elogiou a jovem e os demais alunos do Senac, que está instalado num imóvel cedido pelo Poder Público. A doação foi aprovada pela Câmara na década de 90. "Muitas vezes me questionei: será que eu tinha tomado uma atitude correta? Hoje eu acompanho o trabalho que eles estão desenvolvendo e o nível político com que estão formando esse grupo de adolescentes e vejo que valeu a pena termos autorizado o Executivo a doar aquele prédio", afirmou.
Por fim, João Manoel destacou a visita que duas defensoras públicas fizeram à Câmara na tarde desta segunda-feira. Betânia Devechi Ferraz Bonfá e Virginia Silveira Martins Neves Roma integram a unidade da Defensoria Pública do Estado de São Paulo que está sendo instalada em Piracicaba. "Elas chegaram recentemente à cidade e estão acompanhando os trabalhos desta Casa, colocando-se à disposição da Câmara", disse o vereador, que elogiou as defensoras públicas pelo interesse em conhecer o Legislativo piracicabano.
TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918
FOTO: Emerson Pigosso / MTB 36.356