08 de agosto de 2025
Implantação de temporizadores e campanhas de trânsito são tema de requerimento
Propositura aprovada na 40ª Reunião Ordinária pede detalhes sobre instalação de equipamentos e campanhas de conscientização no trânsito
O requerimento 772/2025, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), foi aprovado na 40ª Reunião Ordinária de 2025, realizada na noite desta quinta-feira (7). O requerimento solicita informações ao Executivo Municipal sobre a implantação de temporizadores digitais em semáforos e a intensificação de campanhas de conscientização sobre segurança viária em Piracicaba. O vereador justifica a propositura com a necessidade de adotar medidas concretas para reduzir os altos índices de acidentes de trânsito no município.
Bandeira destaca que estudos técnicos realizados em Piracicaba e outras cidades paulistas comprovam que a instalação de temporizadores digitais pode reduzir em até 45% os acidentes de trânsito. Esses dispositivos proporcionam maior previsibilidade para motoristas e pedestres, facilitando o fluxo e prevenindo colisões e atropelamentos. Embora a Lei Municipal nº 10.083/2024, que tornava obrigatória a instalação desses equipamentos, tenha sido suspensa por decisão judicial, o vereador argumenta que a necessidade de ações para a segurança viária continua urgente.
A propositura também aborda a insuficiência das campanhas de conscientização sobre segurança no trânsito, apontando que sua frequência e alcance não têm sido suficientes diante do aumento das ocorrências. Bandeira solicita que a Prefeitura elabore um planejamento estruturado para intensificar as ações educativas, com metas claras e mecanismos para avaliar os resultados obtidos. Ele ressalta que a redução dos acidentes impacta diretamente na preservação de vidas, diminuição dos custos com atendimentos de emergência e melhoria da qualidade de vida da população.
No requerimento, o vereador faz questionamentos sobre os motivos que levaram à instalação de temporizadores digitais apenas no cruzamento da Avenida Jaime Pereira com a Avenida Dr. Paulo de Moraes, enquanto outros cruzamentos ainda não possuem esse dispositivo. Bandeira também questiona os critérios técnicos utilizados para a escolha dos locais e se existe um planejamento para a implantação de temporizadores em outros cruzamentos, incluindo detalhes sobre cronograma e orçamento.
Além disso, o vereador questiona as razões técnicas, orçamentárias ou administrativas que impedem a adoção dessa tecnologia em locais críticos. Caso a instalação não esteja prevista, ele solicita informações sobre outras medidas adotadas para reduzir os acidentes e a efetividade dessas ações nos últimos três anos. O requerimento também aborda a falta de campanhas de conscientização, perguntando sobre as campanhas realizadas nos últimos anos, seu alcance e custos, e se há previsões para novas campanhas nos próximos anos.
André Bandeira também solicita informações sobre a efetividade das campanhas já realizadas e os resultados obtidos, enfatizando a necessidade de um planejamento eficiente para garantir a segurança viária e a redução de acidentes em Piracicaba.
Na justificativa do requerimento, André Bandeira destacou que Piracicaba hoje é a recordista de mortes no trânsito e é necessário mudar esse cenário implementando campanhas de conscientização. “Há alguns anos se tinha um trabalho bastante grande em parceria, inclusive, com o Sest Senat, mas quem bancava as campanhas de conscientização sempre foi a Prefeitura”, afirmou.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
08 de agosto de 2025
08 de agosto de 2025
08 de agosto de 2025
08 de agosto de 2025