PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE NOVEMBRO DE 2021

Ilumina pode fechar em 4 meses por falta de recursos, diz fundadora


Reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher recebeu a participação de Adriana Brasil, fundadora da Fundação Ilumina



EM PIRACICABA (SP)  

Reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher aconteceu nesta terça-feira (16)

Reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher aconteceu nesta terça-feira (16)

Vereadora Rai de Almeida (PT)

Vereadora Rai de Almeida (PT)

Adriana Brasil, fundadora da Fundação Ilumina

Adriana Brasil, fundadora da Fundação Ilumina
Salvar imagem em alta resolução

Reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher aconteceu nesta terça-feira (16)



A Fundação Ilumina pode fechar em quatro meses se não receber ajuda financeira, de acordo com uma das fundadoras, a médica Adriana Brasil. Ela participou da reunião mensal do Grupo de Trabalho (GT) da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher na manhã desta terça-feira (16), via Zoom, e pontuou que o hospital - focado em prevenção ao câncer por meio de diagnósticos precoces e educação da população – passa por dificuldades em pagar funcionários devido ao não repasse de emendas pelo Executivo. A médica explicou que a fundação se sustenta atualmente pelo apoio de emprestas do setor privado e por doações da população por meio de Pix.

A reunião foi conduzida pela vereadora Rai de Almeida (PT) e teve a participação da presidente do Conselho Municipal da Mulher, Lia Mara de Oliveira, da coordenadora do Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), Fabiana Menegin, representantes da Patrulha Maria da Penha, ONGs e sociedade civil, com exposições sobre a Fundação Ilumina por Adriana Brasil. A reunião ainda abordou serviços realizados pelo Cram e campanhas de conscientização sobre prevenção à gravidez.

Nesta reunião, a fundadora da Fundação Ilumina, Adriana Brasil, apresentou dados sobre o tratamento precoce de doenças como o câncer de mama, com exames de mamografia realizados em cerca de 2 mil pessoas por meio da Carreta Ilumina, unidade móvel de diagnóstico.

A médica pontuou que a unidade possibilita alcançar mulheres que não teriam condições de ir até o hospital realizar os exames. “Pelo menos 10% das mulheres atendidas tinham que dar o endereço do vizinho porque o marido não deixava fazer mamografia”, disse. A fundadora destacou que este atendimento está comprometido devido à falta de recursos.

Para a vereadora Rai de Almeida, existe um desinteresse do Poder Público em financiar projetos como o da Fundação Ilumina diante da prevalência dos interesses da indústria farmacêutica. “Quando trabalhamos com a prevenção o sistema perde. Existe um culto à doença”, comentou a parlamentar.

A fundadora também ressaltou que a fundação precisou fechar setores como o de cirurgia e endoscopia, devido aos atrasos de pagamento de salários, e lançou a campanha Um Milhão de Amigos, para arrecadação de recursos. Adriana comentou, ainda, que a falta de diálogo com o Executivo dificulta a situação. “Chegamos à conclusão de que isso não é um problema do Ilumina, mas do Ministério Público agora”, disse.

As conselheiras da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher decidiram, durante a reunião, que buscarão apoiar o projeto da Fundação Ilumina por meio do inquérito que foi instaurado no Ministério Público de acordo com Adriana. A rede também se prontificou a divulgar a campanha de arrecadação de fundos Um Milhão de Amigos.

A rede deliberou ainda sobre a programação de eventos para conscientização sobre a violência contra a mulher, entrega de moção pela campanha de arrecadação de absorventes e outras atividades.

As vereadoras Rai de Almeida, Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, Ana Pavão (PL) e Alessandra Bellucci (Republicanos) integram a Procuradoria Especial da Mulher que, juntamente com Conselho Municipal da Mulher e com o Cram, coordena o Grupo de Trabalho da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher.



Texto:  Letícia Santin
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Mulher Procuradoria Especial da Mulher Alessandra Bellucci Ana Pavão Rai de Almeida Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas