15 de janeiro de 2026
Idealizadora da Fios do Bem, voltada a crianças com câncer, recebe homenagem
Rosani Fifelis Oliveira recebeu o Título de Cidadã Piracicaba em solenidade realizada no plenário, por iniciativa do vereador Felipe Gema (Solidariedade)
O vereador Felipe Jorge Dário (Solidariedade), o Felipe Gema, realizou uma reunião solene nesta quarta-feira (14) para a entrega do Título de “Cidadã Piracicabana” a Rosani Fidelis Oliveira. A homenagem, realizada no plenário “Francisco Antônio Coelho”, é de autoria do ex-vereador Anilton Rissato, por meio do Decreto Legislativo nº 37/2024, e foi requerida pelo vereador Felipe Gema.
Compuseram a mesa dos trabalhos, além do vereador Felipe Gema, o vereador Pedro Kawai (PSDB) e, representando o presidente da Unimed, Carlos Youssef, o gerente de marketing Maurício Cardinali Petrocelli. Rosani ocupou o dispositivo de honra, acompanhada de seu marido, Marcelo Barbosa Oliveira.
A homenageada é natural de São Paulo e fundadora e presidente da OSC (Organização da Sociedade Civil) Fios do Bem, criada em 2018, em Piracicaba, que confecciona toucas e perucas temáticas para crianças com câncer e auxilia suas famílias com apoio material, psicológico e social.
Ao fazer uso da palavra, Pedro Kawai parabenizou Felipe Gema pela iniciativa e destacou que a entrega do Título de Cidadão Piracicabano reconhece o trabalho desenvolvido por alguém que escolheu Piracicaba para praticar o bem. “O título de Cidadão Piracicabano é o reconhecimento do amor à nossa cidade, seja por meio das nossas crianças, como é o seu caso, da nossa economia ou da nossa cultura. Além do reconhecimento, é um momento de agradecimento”, afirmou.
Já Felipe Gema relembrou o primeiro contato que teve com a homenageada, em 2018, quando ela solicitou novelos de lã para a torcida do XV de Piracicaba, da qual o vereador faz parte. “Hoje Piracicaba está reconhecendo essa emoção que você transmite não só às famílias das crianças atendidas, mas também aos pais, parentes e a todos os envolvidos no trabalho desenvolvido por você”, afirmou o parlamentar.
Na sequência, foi exibido um vídeo sobre a trajetória da homenageada. Em seguida, Rosani recebeu o Título de Cidadã Piracicabana e outras homenagens, inclusive de famílias e crianças em tratamento oncológico que recebem apoio da Fios do Bem. Ao fazer uso da palavra, ela agradeceu a homenagem e o reconhecimento da Câmara. “Receber o título de Cidadã Piracicabana é uma honra e a certeza de que fui acolhida por esta cidade como filha”, afirmou. Ela também acrescentou que encontrou pessoas do bem, que entendem que cuidar do outro é um ato de humanidade. “O amor também cura”, disse.
HISTÓRIA – Rosani Fidelis Oliveira tem 52 anos, nasceu em 2 de março de 1972, na cidade de São Paulo. Foi criada no bairro Bosque da Saúde, filha de Manoel Silveira Fidelis, já falecido, e de Alzira Arruda Silveira Fidelis. Tem três irmãos, Rute, Antonio Carlos e Elaine, e uma irmã já falecida, Maria Augusta.
Aos 8 anos, Rosani conheceu um convento onde descobriu o voluntariado, aprendendo o sentido de amar, respeitar, dar carinho e atenção às pessoas necessitadas, ajudando mães e crianças. Desde então, iniciou seu legado de fazer o bem ao próximo. Ainda criança, ajudava mães necessitadas indicando trabalhos de limpeza para vizinhas.
Na adolescência, após a aposentadoria do pai, mudou-se para Piracicaba, onde vive até hoje. Trabalhou por dez anos no Banco Bandeirantes, atuando nas agências de Piracicaba e São Paulo, onde conheceu seu primeiro marido e teve sua filha, Fernanda Fidelis Bueno, em 22 de junho de 1998. Retornou a Piracicaba, trabalhou por quatro anos em uma loja de materiais de construção e, em 2003, conheceu seu atual marido, Marcelo Barbosa Oliveira, com quem está há 21 anos. Marcelo tem dois filhos, Murillo e Gabriel, e todos foram criados juntos.
O casal é formado em Teologia e ambos se tornaram pastores, pastoreando por dez anos a Igreja Plenitude Projeto Família, no bairro Mario Dedini, atualmente instalada no Lar dos Velhinhos, atendendo idosos que necessitam de cuidado espiritual.
Além da trajetória profissional e religiosa, a homenageada é fundadora e presidente da OSC Fios do Bem, instituição criada em 2018 que confecciona toucas e perucas temáticas para crianças com câncer e auxilia suas famílias com apoio material, psicológico e social, incluindo o projeto “Realizando Sonhos”, que promove festas de aniversário gratuitas para crianças em tratamento de saúde ou em situação de vulnerabilidade social.
Além do trabalho com crianças, mantém atuação contínua com idosos no Lar dos Velhinhos, onde, junto ao marido, oferece cuidado espiritual à comunidade residente
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
NOTÍCIAS RELACIONADAS
13 de janeiro de 2026
12 de janeiro de 2026
12 de janeiro de 2026
17 de dezembro de 2025
