PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE MARÇO DE 2019

Helder do Prado Sousa receberá Título de Cidadão Piracicabano


Vereadora Nancy Thame é autora da homenagem



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Nancy Thame (PSDB) é a autora da propositura 68/2018, que homenageará o fisioterapeuta Helder do Prado Sousa






Aprovado pela Câmara na reunião ordinária desta segunda-feira (18), o projeto de decreto legislativo 68/2018, de autoria da vereadora Nancy Thame (PSDB), concede Título de Cidadão Piracicabano a Helder do Prado Sousa, fisioterapeuta e especialista em ergonomia.

Graduado em fisioterapia pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas e especialista em ergonomia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Helder do Prado Souza é natural de Campinas, casado com Lúcia Inês Rugoni Sousa e pai de Giselli, Gustavo e Luciana Sousa.  

Sua primeira atividade profissional foi como educador do Movimento Brasileiro de Alfabetização, o Mobral, onde alfabetizava jovens, adultos e idosos. Como fisioterapeuta, atuou nas áreas de reabilitação física neurológica, desenvolvendo ações de estimulação precoce de crianças com deficiência motora e múltiplas.

Em 1986, a convite da médica pediatra e sanitarista brasileira Zilda Arns, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, passou a ser voluntário da Pastoral da Criança, atuando na orientação e capacitação de líderes comunitários e mães participantes do programa, na região sudoeste do Paraná.

Em 1989 passou a dar aulas na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), instituição em que permaneceu como docente até o ano de 2016, ministrando ginecologia obstetrícia e pediatria.

De 2001 a 2004, além de docente, foi também assessor parlamentar na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Em 2006 concluiu a especialização em ergonomia e iniciou sua trajetória no Cerest Piracicaba, órgão da Vigilância Sanitária da prefeitura do município, exercendo atividades de vigilância em saúde do trabalhador e desenvolvendo ações e projetos na área da prevenção, assistência e capacitação em saúde do trabalhador.

Atualmente é docente e coordenador do curso de especialização em ergonomia da Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba). 

Além disso, Helder Prado tem a fotografia como hobby. Inspirado pelas paisagens de Piracicaba, registra com frequência imagens do rio, sua fauna, flora e diversos patrimônios naturais e históricos, que retratam a natureza exuberante da cidade e ressaltam a necessidade de preservação do meio ambiente.

Entre as exposições que permaneceram por vários meses e receberam milhares de visitantes, destaque para O Pescador de Imagens, realizada no hall do Centro Cívico, e As Aves do Rio, no Casarão do Turismo e no NEA (Núcleo de Educação Ambiental).

Durante a reunião ordinária, Nancy Thame ocupou a tribuna para ressaltar a importância de Prado de Souza para o município. "O fisioterapeuta se tornou um referencial no registro das mais expressivas imagens da cidade de Piracicaba, com várias exposições já realizadas e fotografias expostas em diversos prédios públicos, sites e matérias jornalísticas. O trabalho do Helder é um trabalho que toca nossas almas. É uma honra oficializá-lo como um cidadão piracicabano, ele merece nossa homenagem e merece esse título", disse a parlamentar.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas