PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE SETEMBRO DE 2020

Grupo do Parlamento Aberto inicia formulação de propostas


Colegiado se reuniu, nesta segunda-feira (31), com o objetivo de apresentar novas ações a serem desenvolvidas na Câmara



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


Instituído com o objetivo de apresentar novas propostas e acompanhar as ações do programa Parlamento Aberto, o GIT (Grupo Interno de Trabalho) se reuniu, nesta segunda-feira (31), para iniciar a formulação de novas demandas com o objetivo de ampliar a transparência e a participação popular na Câmara de Vereadores de Piracicaba. 

As primeiras ações serão lives voltadas a explicar novas regras de registro e fiscalização do patrimônio do Legislativo piracicabano, uma no dia 21, direcionada ao corpo técnico da Casa, envolvendo servidores comissionados e efetivos, e outra no dia 29 de setembro, às 17h, voltada ao público, apresentada no perfil do Instagram do programa Parlamento Aberto.

“A nossa intenção é passar aos servidores a conscientização da importância da responsabilidade de cada um tem de zelar por esse patrimônio, o que implica em responsabilidades junto ao Tribunal de Contas”, destaca Milena Dionísio, representante do Departamento de Administração no GIT.

Na reunião coordenada pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), vice-presidente da Câmara, foi apresentada a proposta de instalação do “Parlamento Jovem”, uma iniciativa que já existe, enquanto Resolução na Casa, mas que ainda não foi aplicada de forma efetiva. “Vamos entrar em contato com representantes da área de educação do Município para definirmos essa ação”, disse Kawai.

O desafio, aponta o parlamentar, é conciliar a proposta do Parlamento Jovem com o Conheça o Legislativo, que já existe na Casa, e o Parlamento Aberto Vai À Escola, proposta que foi definida no início do ano, mas não foi colocada em prática por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Vamos ver como aproveitar as ideias que já existem, com as novas que foram apresentadas na reunião, para que possamos estabelecer ações que dialoguem com a participação dos jovens na política”, avalia Kawai.

INTEGRANTES – O Grupo Interno de Trabalho do Programa Parlamento Aberto reúne um servidor de cada departamento e ainda representante da Escola do Legislativo, espaço que integra o quarto eixo do Parlamento Aberto, “educação para a cidadania”. A escolha visa alcançar equilíbrio entre servidores que entraram em diferentes épocas, sendo que metade do colegiado assumiu cargo na Casa depois do último concurso público, realizado no ano passado.

Integram o GIT Parlamento Aberto a advogada Caroline Domingues de Souza (Departamento de Assuntos Jurídicos), o agente legislativo Gerson Koiti Kurosawa Shimizu (Departamento de Assuntos Legislativos), o repórter cinematográfico Luciano Beccari Aguiar (Departamento de Relações Públicas e Cerimonial), o jornalista Erich Vallim Vicente (Departamento de Comunicação), a arquivista Giovanna Fenili Calabria (Departamento de Documentação e Transparência), a professora Érica Aparecida Cruz Dinis (Escola do Legislativo), Milena Dionísio (Departamento de Administração) e Fábio Alvarez (Departamento de TV Câmara).



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Parlamento Aberto

Notícias relacionadas