
07 DE FEVEREIRO DE 2024
Fundado em 2013, o Baque Caipira é um grupo percussivo piracicabano que tem como referência o Maracatu de Baque Virado
Grupo de maracatu Baque Caipira recebe moção de aplausos durante cortejo de pré-Carnaval
O grupo piracicabano de maracatu Baque Caipira recebeu da Câmara Municipal neste domingo (4) a moção de aplausos 21/2033, em comemoração aos 10 anos de atuação na área da cultura popular.
A autora da moção, a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, participou da programação oficial do Carnaval de Rua de Piracicaba e entregou a homenagem aos criadores e organizadores do grupo, o artista e líder Maicon Araki e Natalia Puke, acompanhada dos membros do seu mandato, Pablo Carajol e Jhoão Scarpa. A honraria aconteceu ao final do cortejo, na chegada ao Largo dos Pescadores.
"É um privilégio termos um grupo tão importante para a cultura piracicabana, pelo trabalho artístico e social desenvolvido pelo Baque Caipira”, disse Silvia Morales. O secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, também acompanhou a homenagem, elogiou a apresentação do grupo e a iniciativa do mandato.
Maicon agradeceu e reforçou "a importância desse reconhecimento oficial à trajetória e ao trabalho desenvolvido pelo grupo", e estendeu a honraria aos participantes: “essa homenagem é de todos vocês”, finalizou o artista.
O Baque Caipira é um coletivo independente formado por 35 pessoas; tem desenvolvido uma linguagem própria em relação às composições rítmicas e integrada às batidas do ritmo nordestino, um sotaque afro-caipira, característico das manifestações populares da região do interior paulista.