
30 DE JUNHO DE 2025
Proposta de Zezinho Pereira (União Brasil) destaca trabalho da fisioterapeuta Mariana Trevisani Arthuri Franco
Homenagem é de iniciativa do vereador Zezinho Pereira (União Brasil)
O Projeto de Decreto Legislativo 30/2025, de autoria do vereador Zezinho Pereira (União Brasil), foi aprovado na 38ª Reunião Ordinária de 2025, realizada na noite desta segunda-feira (30). O projeto concede o Título de Cidadã Piracicabana à senhora Mariana Trevisani Arthuri Franco.
O projeto reconhece os serviços prestados por Mariana Franco à comunidade de Piracicaba na área da fisioterapia. Natural de Campinas, ela iniciou sua trajetória na cidade em 1995, ao ingressar no curso de Fisioterapia da UNIMEP. Em 2002, retornou definitivamente a Piracicaba para iniciar o mestrado na FOP/Unicamp e estabelecer residência após o casamento.
A homenageada concluiu o doutorado na mesma instituição e, desde então, mantém atuação contínua em consultório particular e na área acadêmica, como docente da Faculdade Anhanguera de Piracicaba. Além disso, em 2014, fundou, junto ao marido Jorge Franco, a Associação Caminhos do Bem, entidade assistencial sem fins lucrativos com sede em Piracicaba. Mariana atua como presidente e voluntária, coordenando atendimentos gratuitos a pessoas com dores musculoesqueléticas crônicas.
A justificativa do projeto destaca a contribuição da fisioterapeuta nas áreas da saúde, educação e assistência social. O vereador autor afirma que Mariana “escolheu esta cidade para servir, crescer e retribuir tudo o que recebeu desde seu primeiro contato com a cidade”. Segundo ele, “Piracicaba foi o solo fértil onde suas sementes de esperança hoje são os frutos de seu trabalho atendendo à população piracicabana, especialmente aqueles que mais precisam de acolhimento”.
Para Zezinho Pereira, a entrega do título é uma forma de reconhecer o comprometimento da homenageada com a cidade. Ele conclui: “A concessão desta honraria é uma forma de agradecer a Mariana por seu exemplo de cidadania”.