PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE ABRIL DE 2020

Fórum de Sustentabilidade estudará efeitos da pandemia em Piracicaba


Reunião nesta sexta-feira, a terceira do ano, foi promovida em plataforma virtual.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


A forma como Piracicaba vai se desenvolver sob os efeitos ainda incertos da pandemia do novo coronavírus entrará no radar do Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável, da Câmara de Vereadores de Piracicaba. O colegiado realizou a terceira reunião do ano nesta sexta-feira (24), por meio da plataforma virtual Zoom.

O encontro contou com a participação da vereadora Nancy Thame (PV) ––coautora do projeto que criou o Fórum, junto com o vereador Paulo Serra (CID)––, de acadêmicos e de representantes de instituições e entidades da cidade. Foi a 25a. reunião mensal promovida pelo colegiado desde a primeira, em dezembro de 2017.

Nancy comentou que as limitações provocadas pelo isolamento social não mudarão a frequência de encontros do Fórum. "Ficamos preocupados em dar andamento, porque estávamos com uma agenda bastante ativa, com muita demanda. No formato on-line, teremos alguns encaminhamentos, pois não queremos parar."

A importância de passar a discutir, no colegiado, as novas formas de desenvolvimento que Piracicaba terá de levar em conta diante das mudanças impostas pela pandemia do novo coronavírus foi abordada na reunião. Os participantes apontaram a necessidade de, entre os planos setoriais do Plano Diretor de Piracicaba, haver um voltado ao desenvolvimento econômico e social do município.

"É preciso começar a pensar economicamente num momento pós-pandemia", disse a arquiteta e urbanista Bartira Mendes. "É necessário porque temos que olhar para o futuro da cidade em relação ao desenvolvimento dela, especialmente em novas tecnologias", comentou Rui Cassavia Filho, do Conselho da Cidade.

A engenheira agrônoma Marcia Harder, professora da Fatep, observou que, mesmo com as restrições em muitos setores da economia local por causa da pandemia, "ninguém parou de produzir ou trabalhar, principalmente o meio rural". "Só que estão tendo problema de logística: produzem, mas não conseguem entregar." 

O professor Ely Eser Barreto César, da organização da sociedade civil Pira 21, defendeu conciliar a preocupação com a cidade pós-pandemia com as discussões que já vinham sendo promovidas pelo Fórum. "Não devemos puxar o freio das questões que ficaram pendentes do Plano Diretor. É uma pena, diante de tantos investimentos que fizemos, deixar em aberto prazos e definições que são fundamentais para que o Plano Diretor se torne uma referência, mesmo que estejamos agora em outro contexto."

Nancy iniciou a reunião atualizando o andamento das discussões do Fórum sobre planos setoriais do Plano Diretor de Piracicaba. A vereadora observou que os prazos para a apresentação dos planos setoriais estão mantidos, como o de Desenvolvimento Rural Sustentável, previsto para ser protocolado na Câmara em junho.

Ela também falou do plano de Resíduos Sólidos, já debatido em fevereiro pelo colegiado, e de Turismo, que recebeu três propostas de emendas a serem apreciadas pelo Legislativo. Além disso, os planos relacionados à Habitação e à Mobilidade Urbana motivaram busca de mais informações via requerimentos apresentados por Nancy, já aprovados e encaminhados ao Executivo.

Também participaram da reunião na plataforma virtual o professor Paulo Edison Martins da Silveira, coordenador de engenharia ambiental da Fumep; Laís Salvador, do GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental); Aline Gallo, assessora do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP); e as assessoras Silvia Morales e Thaís Passos e a estagiária Pamela Mendes, do gabinete de Nancy.

A próxima reunião do Fórum está marcada para 29 de maio.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Fórum Gestão e Planejamento Territorial Sustentável Paulo Serra Nancy Thame

Notícias relacionadas