PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JUNHO DE 2024

14 DE MAIO DE 2024

Fim das inscrições para a roda de conversa sobre Prudente de Moraes

Interessados podem se inscrever até esta terça-feira (14) para participar de evento presencial no Museu, que acontece nesta quinta-feira (16), das 14 às 17 horas

Fim das inscrições para a roda de conversa sobre Prudente de Moraes

Profissionais, pesquisadores e estudantes ligados às diversas instituições da área de história, memória e cultura de Piracicaba, bem como o público em geral podem se inscrever até hoje, terça-feira (14) para participar da roda de conversa “A salvaguarda do acervo histórico de Piracicaba”, em evento com respaldo da Escola do Legislativo de Piracicaba "Antonio Calos Danelon - Totó Danelon", que acontecerá na quinta-feira (16), de forma presencial, das 14 às 16 horas, nas dependências do Museu Prudente de Mores, rua Santo Antonio, 641, Centro. Clique aqui para se inscrever.

No conteúdo programático da roda de conversa será abordado o rico acervo de três órgãos fundamentais para a história de Piracicaba (Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal, Museu Prudente de Moraes e o Centro Cultural Martha Watts) evidenciando a importância da sua salvaguarda, conservação e valorização, de maneira efetiva e permanente.

O evento terá a participação de Ana Carina Urbano Torrejais - Mestre em História Social com especialização acadêmica em História da Ciência e Tecnologia. Possui Bacharelado e Licenciatura em Conservação e Restauro de Bens Culturais e especialização profissional na área de Museologia, com ênfase em conservação e gestão de coleções.

Bruno Didoné de Oliveira - Bacharel em Ciências Jurídicas, servidor público municipal lotado no Setor de Gestão de Documentação e Arquivo do Departamento Administrativo e de Documentação da Câmara Municipal de Piracicaba e Coordenador do programa educacional “Conheça o Legislativo”, do qual é integrante desde 2009. Exerceu a função de Diretor de Documentação e Transparência da Câmara no período de abril de 2019 a junho de 2021. Atua na Câmara Municipal desde fevereiro de 2000.

Dayane Cristina Soldan - graduada em arquivologia, tem experiência em gestão e preservação de documentos, foi estagiária no setor de protocolo do Sistema de Arquivo da Universidade Estadual de Londrina, bem como no arquivo da Pró-Reitoria de graduação da mesma Universidade, ainda estagiou no Museu da Sociedade Rural do Paraná, como também atuou como professora eventual na rede de ensino público do Estado de São Paulo. Atualmente é arquivista da Câmara Municipal de Piracicaba.

Giovanna Fenili Calabria - graduada em história e em arquivologia, tem experiência em, gestão, preservação, descrição e transcrição de documentos . Atuou como estagiária da Arquivo Público de Santa Catarina, funcionária temporária setor de documentação do IBGE catarinense e arquivísta da Prefeitura de Marília. É servidora da Câmara Municipal de Piracicaba desde 2019 e integra o Comitê Gestor de Proteção de Dados da Câmara, nomeada pelo Ato da Presidência nº 32/2023.

Joceli Cerqueira Lazier -mestre em educação, atua como coordenadora do Centro Cultural Martha Watts, um espaço de cultura e memória, localizado na região central de Piracicaba (SP). Atualmente integra o Conselho de Defesa e Patrimônio Cultural de Piracicaba, e Gmea Piracicaba - Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental. Gestora e produtora cultural, com experiência na área de Educação, História e Cultura.

Mauricio Fernando Stênico Beraldo - graduado em História, possui Especialização em Docência no Ensino Superior, é funcionário do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes no cargo de Assistente de Ação Educativa e Programação. Tem capacitação em cursos voltados às áreas de museus, espaços culturais, educação patrimonial e afins.

E, Pedro Kawai (PSDB) - vereador e diretor da Escola do Legislativo de Piracicaba, empresário, administrador de empresas. Foi diretor do Centro Cultural na Estação da Paulista, Presidente do Conselho Municipal do Idoso e trabalhou junto ao Fumdeca.  Foi Primeiro Secretário da Mesa Diretora da Câmara, presidente da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia e presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social. Foi também, vice-Presidente da Câmara Municipal, relator da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia e membro da Comissão de Meio Ambiente.

Campanha da Solidariedade: No dia desta atividade, trazer 1 litro de leite

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939