
13 DE MARÇO DE 2014
O parlamentar foi citado pelo Reitor da UNIMEP, Gustavo Alvim como a pessoa certa a se entender com os setores empresariais e políticos junto ao segmento universitário.
O líder do PSDB na Câmara de Piracicaba, o vereador Pedro Cruz esteve no período da manhã de hoje (13/03/14), das 9h00 às 11h00 nas dependências do Campus Santa Bárbara d’Oeste, da Universidade Metodista de Piracicaba, Rodovia SP 306 – km 24 para participar do Café da Manhã com Empresários, evento transcorrido inicialmente na Sala Multimídia B – Bloco 14, sob a coordenação do Reitor da Unimep, Gustavo Jacques Dias Alvim e, com explanações dos professores: Lourival Fante Júnior (Diretor da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo), Klaus Schutzer (Sistemas Computacionais), André Luis Helleno (Processos de Fabricação), Aparecido dos Reis Coutinho (Engenharia de Produção), Rodolfo Libardi (Laboratório de Materiais) e Patrícia Trevisan Moraes (Laboratório Análise Sensorial - Engenharia de Alimentos).
Na abertura do evento, o Reitor da UNIMEP, Gustavo Alvim falou da importância do estreitamento de relações entre empresas e universidades, sendo que esta prática é comum em outros países, onde o segmento universitário está de lado a lado com o setor empresarial na busca de soluções tecnológicas que viabilizem projetos com repercussão social.
Alvim também considerou a primazia em poder contar com o apoio do gabinete do vereador Pedro Cruz e, enfatizou a condição do parlamentar ter livre acesso no segmento empresarial, o que poderá contribuir para o fortalecimento de parcerias entre a iniciativa privada, como respaldo o poder público.
Gustavo Alvim ainda reforçou os dados apresentados sobre o metodismo no mundo, que se preza pela educação, desde o ano de 1748, em Kingswood, na Inglaterra, com o primeiro Instituto Metodista no mundo. E, em Piracicaba, 1881, na criação do Colégio Piracicabano, sendo que em 1964 teve início os três primeiros cursos superiores: Ciências Econômicas, Contábeis e Administração, reconhecidos pelo MEC em 1975. Em 1998 a UNIMEP incorporou a Escola de Música “Maestro Ernest Mahle” – EMPEM.
A UNIMEP conta hoje com 47 cursos de graduação; 11 de grade tecnológica; 11 mil alunos, em 2013, nos quatro campi (Centro, Taquaral, Santa Bárbara e Lins), 469 professores, dos quais 49% mestres, 44% doutores, com 1/3 em tempo integral e, 491 funcionários. Além de sete mestrados e quatro doutorados, o que coloca a Instituição como herdeira da história metodista em educação, com uma identidade confessional voltada à parceria, com a formação integral do ser humano e compromisso com a construção da cidadania.
Em sua fala, o vereador Pedro Cruz enfatizou a importância da UNIMEP abrir suas portas para que a população possa conhecer os vários projetos em andamento que não apenas contemplam parte das demandas sociais, bem como viabilizam estudos e parecerias que contribuem para o desenvolvimento regional, além de reforçar programas de capacitação de mão de obra que já beneficiou mais de 500 jovens que hoje já atuam na produção de relevantes grupos empresariais, a exemplo da montadora Hyundai.
O parlamentar também enfatizou sobre a sua experiência no setor empresarial, frente aos 35 anos na FEMAC, indústria de fundição. E, comentou sobre a dificuldade dos patrões para encontrar mão de obra qualificada. Além de enfatizar o papel que desempenhou para reforçar o parque automotivo, que teve reflexo na vinda da Mercedes Bens para a região, o que reforça o dinamismo de empresários frente ao Aglomerado Urbano, que tão logo se transformará na Região Metropolitana de Piracicaba, apta a receber aportes financeiros do governo federal, o que poderá contemplar mais de 22 cidades, compreendendo um universo superior 1,3 milhão de pessoas.
Pedro Cruz finalizou suas considerações para reafirmar que integrou a comitiva piracicabana que foi à Coréia do Sul para intermediar a vinda da Hyundai e, considerar que tirando os impostos, e a dificuldade de mão de obra, “nós temos tudo o que eles têm”, somos todos iguais, incluindo peças, ferramentarias e outras exigências do setor automobilístico.
O vereador Pedro Cruz também acolheu a sugestão do professor da Escola de Engenharia de Produção, Aparecido dos Reis Coutinho sobre o Projeto Cidade da Solda, a exemplo do que já acontece em Betin, Minas Gerais e, no Estado do Rio de Janeiro, em Macaé, na criação de cursos específicos para a formação de mão de obra para suprir a área da indústria automotiva, como soldagem e estamparia. A consideração é que em Piracicaba o projeto poderia ser melhor encaminhado perante o poder público. O secretário municipal de Desenvolvimento de Piracicaba, Tarcisio Mascarim, presente ao evento se empenhou em avaliar a proposta.
O gabinete do vereador Pedro Cruz convidou para o evento: Josué Adam Lazier (Coordenador de Extensão e Assuntos Comunitários), Theresa Beatriz F. Santos (Coordenadora de Graduação), Carlos Alberto Zem (Coordenador Geral dos Cursos Lato Sensu), Márcio Espírito Santo (Tesoureiro Instituto Educacional Piracicabano – IEP), Juscelino Neto (Administrador dos Campi), Ângela dos Santos (Assessoria de Imprensa) e Danielle Formaggio (TV Unimep).
Além dos convidados Sérgio Furtuoso (Secretário Municipal de Trabalho e Renda de Piracicaba), Luiz Antonio Balaminut (Secretário de Administração de Piracicaba), que foi representado por Paulo Estevão de Camargo; Marcelino Sacchi (Oscipi Pira 21), Homero Scarso (Gerente Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP), Júlio Piatto (OJI Papéis), Marisa Cury (Centro de Integração Empresa Escola – CIEE), representada por Deise Cristina Granato, Antonio Barbosa (ex-piloto da FIAT). Dalva Castellucci, Ana Carolina Spolidoro (SEMAD) e Renata Moura (Caterpillar do Brasil).
Também foram convidados autoridades e representantes de entidades e empresários de Santa Bárbara d’Oeste: Miguel Brito (Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico), Nivaldo José Silva (Diretor Regional do Centro das Indústrias), Stefano Carnevalli (Gerente Regional do Centro das Indústrias) e Rodrigo Bosco (Relações Institucionais e Governamentais – Indústrias Romi.