PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE ABRIL DE 2021

Estudo identifica o “ecossistema da inovação” em Piracicaba


Desenvolvido pela Prefeitura, trabalho foi detalhado por Pedro Chamochumbi, na tarde desta terça-feira (20), na live do Parlamento Aberto.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução




Com objetivo de mapear o ecossistema da inovação e empreendedorismo em Piracicaba, a Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba) realiza uma pesquisa para identificar organizações, profissionais e empresas que atuam neste segmento no Município.

Para explicar os detalhes deste trabalho, que, inicialmente realizou uma consulta pública a partir de um questionário eletrônico, a live no perfil do Instagram do programa Parlamento Aberto, da Câmara Municipal de Piracicaba, recebeu o agente de inovação Pedro Chamochumbi na tarde desta terça-feira (20).

Ele detalhou que o mapeamento dessas inovações integra Plano dos 100 Dias, apresentado na sexta-feira (16) pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, onde foram traçados os principais projetos de cada secretaria para os próximos anos da gestão.

“Neste plano, meu papel como agente de inovação foi catalisar a integração das iniciativas em andamento no município, mas principalmente entender quais são as lacunas desse ecossistema de inovação na cidade”, explica.

De acordo com Chamochumbi, Piracicaba é reconhecida por ser uma cidade progressista e inovadora, com perfil de desenvolvimento e que mantém um histórico nas indústrias de base. “Hoje esse segmento se transforma em uma indústria de base tecnológica, criativa e que tem conexões com a ciência aplicada de ponta”, disse.

Na área de educação, Pedro ressaltou que em um primeiro panorama, foi possível identificar que Piracicaba tem um sistema completo de inovação desde as escolas técnicas até o nível superior, que promovem a formação de profissionais com participação ativa nesse ecossistema.

“Dentro dessas instituições existem grupos de extensão acadêmica que são voltados à inovação, com participação ativa e o incentivo às pesquisas”, pontua.

Para Pedro Chamochumbi a inovação pode ser entendida muito além do processo de gestão pública. É um modelo de negócios que precisa ser implementado, mas que em muitas vezes nasce na adversidade, como o caso da pandemia pelo coronavírus que modificou as relações pessoais, de trabalho e negócio para um ambiente digital.

“A cultura de inovação começa de forma individual, depois dentro das organizações que irá reverberar na sociedade para que possamos falar de uma cidade inteligente e um governo inovador”, ressalta.

A realização da pesquisa feita pela Semdettur teve o apoio do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), com dados de cerca de 120 organizações de coworkings, startups, aceleradoras, agências de fomento, hubs de inovação e incubadoras. De acordo com Pedro Chamochumbi está em fase de análise, com previsão de ser divulgada até julho deste ano.

ACESSE O CONTEÚDO

As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do WhatsApp neste link.



Texto:  Pedro Paulo Martins
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Educação Emprego e Renda Parlamento Aberto

Notícias relacionadas