
02 DE ABRIL DE 2013
O secretário estadual de Esportes, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior, garantiu que o governo paulista irá estender convênio voltado atletas de alta performan (...)
O secretário estadual de Esportes, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior, garantiu que o governo paulista irá estender convênio voltado atletas de alta performance para equipar e custear o Centro de Excelência Paralimpico (CEP), construído anexo à unidade do Sesi Piracicaba, no bairro Mario Dedini. A informação foi dada ao vereador João Manoel dos Santos, presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, durante audiência pública na tarde desta terça-feira, 2, na sede da secretaria, na Praça Antonio Prado, no Centro da capital.
“Já existe uma parceria com a cidade de Piracicaba e, agora, vamos ampliá-la para incluir os investimentos neste centro de excelência”, disse Auricchio Júnior, logo após o encontro que contou também com o secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Pedro Mello, e o assessor do deputado estadual Campos Machado, Luis Madureira, responsável pela agenda com o representante do Governo do Estado de São Paulo.
Integrado a um programa voltado para o esporte olímpico do Estado de São Paulo, o Centro de Excelencia Paralimpico (CEP) será voltado para formação de atletas de alta em performance em natação, atletismo e tênis de mesa. A obra está em fase de conclusão – “deve ser finalizada entre 30 a 45 dias”, disse Pedro Mello – e custou R$ 1 milhão, bancados pela Prefeitura Municipal. Depois de finalizada, o Estado será responsável por custear os profissionais, conceder bolsas-atletas e equipar o prédio. Embora ainda não tenha sido definido o valor a ser bancado pelo estado, a expectativa é que o centro atenda pelo menos 50 atletas paralimpicos.
“É uma grande notícia para Piracicaba”, avaliou o vereador João Manoel. Esta foi o terceiro encontro com o titular da Secretaria de Estado e, desta vez, o presidente do Legislativo piracicabano conseguiu a garantia de que o governo paulista estará empenhado no centro de excelência. “É sempre muito importante para a cidade termos esta parceria, porque representa um local de alta qualidade e de referência”, avaliou ele, que destacou o empenho do deputado Campos Machado na conquista. “Desde o início, não mediu esforços para contribuir”.
Além do Centro de Excelencia Paralimpico (CEP), a comitiva piracicabana também ampliou a discussão sobre a instalação de uma unidade do Esporte Social, do governo estadual, na cidade. Voltado para atender jovens e crianças em vulnerabilidade, o programa oferece atividades esportivas em bairros periféricos e, inicialmente, deve atender entre 200 a 300 pessoas. “Ainda estamos fechando como irá funcionar, mas o objetivo é criar uma maneira para que as crianças possam ter atividades no contra-turno da escola”, destacou secretário Pedro Mello.
Texto: Erich Vallim Vicente MTb 40.337
Foto: Fabrice Desmonst MTb 22.946