PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2021
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE ABRIL DE 2021

Especialista oferece dicas de qualidade de vida aos idosos


Na live do Parlamento Aberto, Maristela Negri destacou iniciativas que melhoram a saúde e o bem-estar das pessoas com mais idade



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução




A quarentena e as normas de restrições buscam proteger a população de mais idade. Porém, o distanciamento social evidenciou outra problemática, a forma como o isolamento afeta também a saúde mental dos idosos, gerando sentimentos de solidão, ansiedade, estresse e depressão.

Esse foi o tema da live no perfil do Instagram do Parlamento Aberto desta terça-feira (30), que contou com Maristela Negri, proprietária do Clap (Centro de Longevidade e Atualização de Piracicaba).

Maristela alerta que situações de violência contra mulheres, crianças e idosos tiveram aumento significativo na pandemia e evidenciou que, de um modo geral, o coronavírus teve impacto na vida das pessoas com o aumento no número de casos de ansiedade. “O Brasil já tinha um alto número de pessoas com ansiedade, o que em muitas vezes pode levar ao quadro da depressão e, se não houver ações necessárias, isso tende a piorar”, enfatizou.

De acordo com Maristela, falar em qualidade de vida requer pensar nos aspectos materiais e também os não materiais, sendo que os primeiros estão relacionados aos bens e ações palpáveis (moradia, alimentação e saneamento básico) e os segundos estão ligados as questões subjetivas, aquilo que gera sentimento (amo, paz, felicidade, prazer e bem-estar).

“É importante pensar em ações diárias que podemos implementar em nosso dia-a-dia para melhorar o bem-estar, com uma ampla gama de conhecimentos e ações para melhorar nossa qualidade de vida”, disse.

Em Piracicaba, Maristela enumerou programas voltados às pessoas idosas. “A Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) tem muitas atividades e muitas delas passaram para o digital, além de atividades na página da unidade do Sesc e outras atividades que podem ser acessadas online, como exercícios e meditações, de forma gratuita”, disse.

Para a população mais idosa, o mundo digital é um desafio de aprendizado que, de acordo com Maristela, precisa ser encorajado. “Antigamente, achava-se que só os jovens aprendiam, hoje sabe-se que o aprendizado é para a vida toda! No Clap nós temos alunos de 50 a 83, nem todos migraram do presencial para o digital, mas aqueles que migraram, nós percebemos uma grande evolução”, ressaltou.

Assim como em todos os setores, as atividades do Clap precisaram acontecer de forma online. No início, os exercícios cognitivos eram entregues via Whatsapp, mas a pedido das próprias alunas passaram a usar a plataforma Meet do Google, já que a janela de vídeo-conferência possibilita a interação. “Nas nossas aulas no Clap online, temos as oficinas de memórias e exercícios cognitivos e atividades físicas, como aulas de dança”, disse.

DICAS - Maristela Negri apontou como o autocuidado é importante, assim como estabelecer uma rotina diária, implementar atividades físicas em casa (ainda que seja de forma online), além de manter uma rotina nas refeições.

“É importante manter uma rotina, promover atividades recreativas como artesanato e cuidados com o jardim, estimular a escrita, fazer exercícios cognitivos como montar um quebra-cabeça e transformar os espaços esquecidos da casa, reorganizando o guarda-roupa, por exemplo”, ressaltou.

Além disso, manter o contato social, ainda que online, filtrar notícias que agravem o quadro de ansiedade e cultivar a espiritualidade e exercícios de meditações são dicas a serem consideradas, de acordo com Maristela.

O Clap fica localizado na rua José Ferraz de Camargo, 460 bairro São Dimas, os telefones para contato são: (19) 3377.9332 ou (19) 3377.9334.

ACESSE O CONTEÚDO

As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto. As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do WhatsApp neste link.



Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Saúde Parlamento Aberto

Notícias relacionadas