PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE JUNHO DE 2019

Especial concurso: agente legislativo participa da aplicação de leis


James Granziol, agente legislativo há 26 anos, conta como é a rotina da profissão no processo de criação das leis e na administração pública.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rafael Henrique da Silva Salvar imagem em alta resolução

Antes de se tornar servidor público, Granziol trabalhava em cargo comissionado no xerox da Câmara.



“Quem não vive para servir, não serve para viver”, diz James Granziol. Agente legislativo há 26 anos na Câmara de Vereadores de Piracicaba, ele afirma que o principal papel da profissão, acima de tudo, é servir à população.

Executar trabalhos de interpretação e aplicação das leis, normas de administração pública, responder pelo expediente da rotina legislativa são algumas da atribuições realizadas pelo agente legislativo.

Granziol explica que na vida de um indivíduo é tudo permitido desde que não exista uma lei proibindo, já na administração pública tudo é proibido e, para que haja permissão, é necessária a criação de uma lei. “Para que o prefeito possa administrar, ele precisa de leis que o autorizem a para praticar determinados atos”, diz.

Essas leis são produzidas na Câmara de Vereadores e possuem todo um processo para se tornar lei, que passa a ser cuidada pelo Departamento do Legislativo, através de seus agentes. “Nós cuidamos da tramitação de todos os projetos de lei criados pela Câmara. Desde a entrada até os pareces das comissões permanentes, a votação do plenário e a aprovação final do texto, que é elaborada pelos agentes e remetido ao Executivo, que irá transformar em lei”, relata ele.

Funcionário efetivo desde 28 dezembro de 1994, Granziol nunca teve a pretensão de prestar o concurso público. Ele se formou em Química e trabalhou em um laboratório. Assim que ficou desempregado, surgiu uma vaga em um cargo comissionado no xérox da Casa de Leis, em 1991. “Foi a partir desse momento que descobri como é todo o funcionamento do poder legislativo e fui me apaixonando pelas atividades”, contou. Logo após a abertura da vaga para o cargo, o ex-comissionado não pensou duas vezes para se inscrever.

Ele também afirma ser muito gratificante trabalhar na Câmara. “Temos uma estrutura muito boa de trabalho em questões materiais, consumo, equipamentos, estrutura física e as pessoas também são boas. O ambiente é bom”, relata. 

Além disso, o agente legislativo comenta sobre a necessidade de existir o serviço público numa sociedade, que é regrada por normas e atos, e o serviço público dá esse amparo para que toda a sua finalidade seja efetivamente concretizada aos administrados e aos munícipes. Ele também cita que a educação, saúde, meio ambiente e o transporte cabem aos órgãos públicos. “Todas as áreas são do poder do órgão público. É através do servidor e do serviço público que as obras são materializadas. Sem o servidor, a administração não caminha. É preciso alguém para executar. É assim que isso se torna realidade”.

Para os 2.135 mil inscritos para o cargo de agente legislativo, James Granziol deixa um recado: “amole o seu machado”. É uma pequena história de dois lenhadores. Um lenhador precisava de 50 machadadas para cortar uma árvore, enquanto o outro, com apenas 10 machadadas derrubava uma árvore. O primeiro estava cortando com um machado cego e o segundo amolava o machado.

O servidor público diz que a mensagem da história é mostrar que, às vezes, perdemos tempo fazendo as coisas de maneiras erradas. “Para estudar, analise se uma estratégia está servindo ou não para você”, aconselha. “Mude a qualquer momento. Descubra a sua forma. Tem gente que corre com os estudos. Tem gente que ri de quem corre. Corra a sua corrida! Descubra o seu meio e o seu limite”, finaliza.

CONCURSO – A prova ocorrerá no dia 7 de julho, com duração de quatro horas e com questões envolvendo disciplinas de conhecimentos gerais e específicos: língua portuguesa (15), matemática (15), legislação (10), noções de informática (10) e redação em língua portuguesa.

Está prevista uma vaga, com o vencimento de R$ 4.773,82 e com carga horária de 40 horas semanais. É necessário que o convocado tenha o ensino médio completo.

Para mais informações acesse o edital.  



Texto:  Fernanda Rizzi


Concurso Público

Notícias relacionadas