14 de agosto de 2025

Escolas do Legislativo de Piracicaba e Pirassununga trocam experiências

Escola do Legislativo de Piracicaba, em funcionamento desde 2017, inspirou a criação da de Pirassununga, no ano passado

A Câmara Municipal de Piracicaba recebeu, na tarde desta quinta-feira (14), uma comitiva da Câmara Municipal de Pirassununga para uma troca de experiências sobre as ações desenvolvidas pela Escola do Legislativo de ambas as instituições. A de Piracicaba, em funcionamento desde 2017, inspirou a criação da de Pirassununga, no ano passado.

O vereador Pedro Kawai (PSDB), que dirige a Escola do Legislativo local, recepcionou a vereadora Sandra Vadalá (Podemos), que é conselheira do órgão homônimo em Pirassununga, e outras seis pessoas, interessadas em obter informações sobre os convênios firmados com instituições de ensino e as atividades oferecidas gratuitamente à população.

"Já temos 482 parceiros na Escola do Legislativo e aos poucos vamos crescendo mais", disse Pedro Kawai, sobre o quadro de profissionais voluntários que estão aptos a dar cursos pela Escola do Legislativo em Piracicaba. O vereador também ressaltou que o órgão segue um projeto pedagógico e tem suas decisões definidas por um conselho que reúne dois parlamentares, servidores da Casa e dois professores universitários.

"É importante deixar claro que este é um espaço para educação e formação, apesar de ser uma casa política. Com isso, criamos credibilidade fora daqui, ao apresentar este como um trabalho voltado à educação, e chamamos potenciais parceiros para conhecerem a Escola. E as universidades passaram a aceitar os nossos certificados como atividades complementares de suas aulas, o que traz uma motivação a mais para as pessoas virem", destacou Pedro Kawai.

O vereador deu exemplo de cursos de qualificação oferecidos pela Escola do Legislativo. "Na questão da inclusão, conseguimos uma parceria com o Instituto Federal de São Paulo e hoje temos um curso contínuo de capacitação em libras, do iniciante ao avançado, que, nesta semana, deu início a um módulo específico para a saúde."

O diretor da Escola do Legislativo de Piracicaba também orientou sobre a importância de identificar o público-alvo das atividades e de voltar parte das ações à capacitação dos funcionários da própria Câmara. "Não se pode esquecer do público interior, dos servidores da Casa, a exemplo das capacitações que fazemos no começo dos mandatos e para as funcionárias da recepção."

Érica Dinis, secretária da Escola do Legislativo, falou da importância tanto de manter um mailing para ampliar o alcance da divulgação dos cursos oferecidos quanto do retorno obtido junto ao público. "A cada curso, as pessoas fazem uma avaliação, pelo Google Forms, e colocam o que gostariam de ver na Escola."

Sandra Vadalá agradeceu a troca de experiências propiciada pela visita. É a segunda vez que membros da Câmara de Pirassununga vieram buscar subsídios no Legislativo local. "Nossa Escola foi criada baseando-se na de Piracicaba e está sendo construída com muito amor. Estamos vibrando com cada conquista", afirmou a vereadora.

"Em maio do ano passado, viemos aqui e ainda não tinha sido aprovada a resolução para a criação da Escola em Pirassununga. Nós nos inspiramos fortemente na resolução da Escola de Piracicaba e temos o conselho que se reúne mensalmente para deliberar sobre as ações da escola, com reuniões que têm sido muito produtivas", acrescentou Ana Júlia Galassi Gobesso, educadora legislativa e coordenadora da Escola do Legislativo de Pirassununga.

Também estiveram em Piracicaba a analista legislativa e secretária da Escola do Legislativo de Pirassununga, Flávia Kettelhut Tuckumantel, os conselheiros João Francisco Lucon Junior e Renata Arantes Silva, o analista legislativo de tecnologia da informação Paulo Vinicius Gonçalves e a assessora parlamentar Cintia Crispim de Oliveira.

Texto: Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583