
28 DE FEVEREIRO DE 2023
Moção de aplausos, de autoria do vereador Gusyavo Pompeo, foi entregue na manhã desta terça-feira (28)
Moção de aplausos 205/2022 foi entregue na manhã desta terça-feira (28)
Alunos da Escola Municipal Professora Antônia Benedita Eugênio, localizada no bairro Jardim Gilda, conquistaram o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental no Prêmio Liga Steam, projeto-piloto que tem como objetivo desenvolver áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, interligadas em atividades dentro e fora da sala de aula.
O prêmio foi reconhecido pela moção de aplausos 205/2022, que foi entregue na manhã desta terça-feira (28) pelo vereador Gustavo Pompeo (Avante), autor da homenagem.
A moção foi recebida pelo diretor Bruno Sergio de Oliveira, em evento realizado na escola que contou com a presença do secretário municipal de Governo e da Ação Cultural, Carlos Beltrame, da supervisora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Aparecida Vilanova, representando o secretário Bruno Roza, da coordenadora da escola, Jaqueline Beira, e da professora Karina Trevisan Fernandez Ferraz, que recebeu um Voto de Congratulações pelo trabalho desenvolvido com os alunos.
“Quero ressaltar a importância de a professora Karina e do diretor Bruno terem escolhido uma turma de recuperação e reforço para desenvolver um projeto não só para os alunos daquela sala, mas para a comunidade toda”, elogiou Gustavo Pompeo.
O projeto “Super Arquitetos do Lazer em Defesa da Sustentabilidade” foi desenvolvido pelos alunos do 5º ano C, com idade entre 10 a 12 anos, e tem como objetivo a criação de uma praça pública, que inclui a revitalização de uma área verde ao lado da unidade escolar, que se encontra abandonada, transformando o local numa área de lazer para os moradores do bairro, com pista de caminhada, área reservada para pets, horta comunitária e campo de futebol.
Dentro do projeto, os alunos que pertencem a uma sala de recuperação intensiva foram incentivados a sair em campo e fazer pesquisa de intenção com os moradores da região, além de levantar quais materiais de lazer o bairro já era contemplado, para arquitetar e criar o projeto vencedor do Prêmio Liga Steam.
De acordo com a professora Karina, os alunos da sala de recuperação tinham problema de comportamento e de baixa autoestima, porque não usavam mesmo material que as outras turmas e relatavam que não conseguiam aprender. “O projeto englobava várias áreas e disciplinas e eles se sentiram úteis, porque a gente trabalhou para comunidade, não ficava só dentro da sala de aula. Eles se engajaram muito e isso foi muito bom porque eles conseguiram fazer um trabalho real, não só teórico”, declarou a professora Karina Trevisan Fernandez Ferraz. Ela foi homenageada de pelos excelentes serviços prestados aos alunos do 5º C.
O Prêmio Liga Steam é um projeto-piloto da Fundação ArcelorMittal e da Tríade Educacional e como prêmio, os alunos receberam a implementação de um laboratório de tecnologia e inovação avaliado em R$ 340 mil.
O diretor Bruno Sergio de Oliveira destacou que a escola sempre tenta trabalhar de maneira diferente para fazer os alunos aprenderem mais. “O nosso objetivo era trabalhar as habilidades e as competências e depois tentar trazer um benefício para comunidade, o prêmio deixou a gente muito feliz e mostrou que estamos no caminho certo”, afirmou.
O projeto desenvolvido pelos alunos foi encaminhado para a Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial) que fará uma análise do terreno e um estudo de viabilidade.