PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE MARÇO DE 2020

Escola Estadual 'Pedro Moraes Cavalcanti' terá 2 novas salas de aula


Obra será feita com recursos do município, após diálogo que envolveu Gilmar Rotta, a direção do estabelecimento de ensino, a comunidade e os Executivos local e estadual.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (3 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (4 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (5 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (6 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (7 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (8 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (9 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (10 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (11 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (12 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (13 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (14 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (15 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (16 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (17 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (18 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (19 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (20 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (21 de 21) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução


Duas novas salas de aula serão construídas, com recursos do município, na Escola Estadual "Pedro Moraes Cavalcanti", no Jardim Nova Iguaçu. A ampliação dos espaços do estabelecimento de ensino, que abrange desde o segundo ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio, garantirá melhores condições aos 976 alunos hoje matriculados, divididos entre os turnos da manhã e da tarde.

Recentemente, a escola passou por reforma que viabilizou a troca do antigo piso de taco por cerâmica. Tanto a revitalização concluída em janeiro quanto a ampliação, anunciada na tarde desta segunda-feira (2) pelo prefeito Barjas Negri (PSDB), no Centro Cívico, contaram com a articulação do vereador Gilmar Rotta (MDB), que mantém diálogo permanente com a comunidade escolar da região.

A obra que acrescentará 215 metros quadrados de área construída ao prédio da escola, erguido em 1964, está orçada em R$ 413 mil ––a verba já está empenhada no Orçamento do município e a publicação do edital de licitação deve ocorrer ainda este mês. Cada sala de aula nova terá 48 metros quadrados, seguindo o padrão da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação, órgão ligado à Secretaria Estadual da Educação).

Também serão construídos três novos sanitários (masculino, feminino e para pessoas com necessidades especiais). "É um projeto que vai seguir o mesmo padrão conceitual da arquitetura existente, será contínuo. Esperamos que ainda neste ano a construção esteja concluída", afirmou Rafael Camargo, engenheiro da Secretaria Municipal de Obras, responsável pelo projeto apresentado nesta segunda-feira.

Como reforçado durante a reunião, que contou com a presença da direção e de professores da escola estadual e de representantes de moradores do Jardim Nova Iguaçu, a ampliação do espaço físico para aulas (hoje são seis salas) da "Pedro Moraes Cavalcanti" é uma demanda antiga da comunidade. O assunto já havia motivado conversas anteriores entre o grupo e o Executivo, intermediadas por Gilmar Rotta.

"Venho lutando há anos por essa ação do Executivo, numa parceria que envolveu a Secretaria Estadual da Educação, a comunidade e a direção da escola. Conversei com o prefeito, colocando a importância de construir essas duas salas de aula novas para atender a demanda, já que é uma escola que tem quase 1 mil alunos nos dois períodos e é conceituada, com uma gestão muito eficaz e forte", disse o vereador.

Barjas Negri explicou que, inicialmente, o município tentou viabilizar a obra via FDE, mas, como os procedimentos do governo paulista seguem um rito que pode levar três anos até a conclusão da construção das novas salas de aula, a Prefeitura decidiu assumir o investimento diante da urgência de garantir melhores condições para a "Pedro Moraes Cavalcanti" a tempo da abertura das matrículas para o próximo ano letivo.

PARCERIA - A realização, pelo município, de obras em escolas estaduais decorre de uma opção de sua gestão, segundo Barjas Negri. Ele citou como exemplos investimentos que fez já em mandatos anteriores que contemplaram escolas estaduais, como a construção de cobertura em quadras poliesportivas. O prefeito justifica esse posicionamento à boa relação que mantém com a Secretaria Estadual da Educação, que, em contrapartida, também emprega recursos em obras locais, como a creche que está sendo erguida no Gran Park.

Esse tipo de parceria, no entanto, é raro entre outras cidades paulistas, como frisou Fábio Negreiros, dirigente regional de Ensino. "Piracicaba tem um diferencial: o prefeito enxerga os alunos como sendo da cidade, não importa se frequentam a rede estadual ou municipal. Por isso o trabalho tem funcionado, dado resultado e sido cada vez mais integrado, obtendo resultados não só no aprendizado, mas na boa gestão do recurso público", salientou.

Fábio Negreiros observou que a "Pedro Moraes Cavalcanti" é "uma escola reconhecida como de excelência, entretanto se tornou pequena para atender um bairro que cresce de forma exponencial". "Há muitos condomínios sendo implantados naquela região e a própria comunidade foi a grande defensora da necessidade de ampliação dessa escola, que o prefeito, de forma visionária, assumiu por meio do município."

Barjas Negri citou que a ampliação evitará que, no início do próximo ano letivo, a escola tenha dificuldades para atender à demanda. "Temos a preocupação com o aluno da cidade: seja da rede estadual ou municipal, ele é de Piracicaba. Mesmo com o orçamento apertado, fizemos um remanejamento de verba e destinamos pouco mais de R$ 400 mil para resolver o problema."

A diretora da "Pedro Moraes Cavalcanti" lembrou que, como alternativa para não deixar de acolher os estudantes, os espaços originalmente destinados à biblioteca e às reuniões de docentes já vinham servindo, de forma improvisada, como salas de aula. "Nossa escola é muito procurada. Essa obra será muito importante para a comunidade", disse Silvia Cristina Feltre.

Elisângela Nunes, presidente da Associação de Moradores local, enalteceu o atendimento da demanda pelo Executivo e a colaboração da população para a manutenção da escola, como no trabalho de limpeza recente que resultou na retirada, da área interna do prédio, de 28 caminhões cheios de sujeira e entulhos. "Estávamos precisando bastante dessas salas, era uma reivindicação antiga", afirmou.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Educação Gilmar Rotta

Notícias relacionadas