PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE AGOSTO DE 2022

Em extras, Câmara vai votar piso de agentes e reposição de servidores


Vereadores foram convocados para duas sessões extraordinárias, que serão realizadas na segunda-feira (22), após a 35ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Debate sobre a saúde marcou a 34ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (18)






A Câmara Municipal de Piracicaba vai votar, em duas sessões extraordinárias, na próxima segunda-feira (22), os projetos de lei 164/2022 e 166/2022, que dispõem, respectivamente sobre a instituição do novo piso salarial dos agentes comunitários de saúde e sobre a  reposição inflacionária dos servidores públicos municipais. As reuniões serão realizadas após a 35ª reunião ordinária, que tem início às 19h30.

Os vereadores foram convocados pelo presidente da Casa, vereador Gilmar Rotta (PP), para as sessões extraordinárias nesta quinta-feira (18), durante a 34ª reunião ordinária. As matérias, de autoria do Poder Executivo, serão deliberadas em primeira e segunda discussão.

A majoração dos salários dos agentes comunitários de saúde foi motivo de cobrança dos vereadores em plenário ao Poder Executivo. Isso porque o novo piso salarial foi fixado pela Emenda Constitucional nº 120, em maio deste ano e os municípios receberam repasses do governo federal para arcar com a elevação dos pagamentos para a categoria. O projeto de lei prevê que o novo valor da remuneração será retroativo a 1º de maio.

Já o projeto de lei 166/2022, prevê a recomposição das perdas inflacionárias dos vencimentos dos servidores em 3,17%, retroativos a 1º de julho. Esta é a segunda parcela do índice de reposição previsto em acordo entre o Poder Executivo e o funcionalismo, após a greve da categoria realizada no mês de abril, chegando a 13,73% em 2022. Outras duas parcelas estão previstas para a recomposição das perdas inflacionárias de março de 2019 a fevereiro de 2022 – mais uma de 3,17%, em julho de 2023 e outra de 3,16% em março de 2024, totalizando 20,06% de reposição para o período.

Saúde – A 34ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (18), foi marcada pelo debate sobre a questão da saúde. Após a fala de vários vereadores, foram rejeitados dois requerimentos que tratavam do tema. O 600/2022, de autoria do vereador Marco Bicheiro (PSDB), que questionava o Poder Executivo sobre a possibilidade de contratação de OS (Organização Social) para gerenciar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) dos bairros Vila Cristina e Vila Sônia, recebeu 12 votos contrários e oito votos favoráveis, após uma hora e meia de discussões entre os vereadores.

Já o requerimento 608/2022, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr (PL), solicitava informações do Poder Executivo sobre consultas, cirurgias e servidores da Secretaria Municipal de Saúde. A propositura foi votada em regime de urgência, mas acabou rejeitada com placar de 10 votos contrários e nove favoráveis.

Outro tema que gerou debate entre os parlamentares foi o parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação ao projeto de lei 154/2022, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que dispõe sobre a implantação de faixas exclusivas para motocicletas nos semáforos. O parecer acabou rejeitado por unanimidade e a matéria voltará à tramitação normal na Casa até chegar novamente ao plenário.

Outras proposituras - Ao todo, os vereadores aprovaram 27 proposituras, entre elas cinco moções, uma delas em regime de urgência; 17 requerimentos, dos quais quatro em regime de urgência; um projeto de lei em segunda discussão e outros quatro projetos de lei em primeira discussão, todos de denominações de espaços públicos.

Na reunião, foi adiado por três reuniões o veto ao projeto de lei complementar 3/2022, de autoria da vereadora Sílvia Morales, do Mandato Coletivo “A cidade é sua” (PV), que dispõe sobre a instalação de tela de contenção de resíduos sólidos sob as grades de proteção dos fossos nas calçadas.

Confira, nesta página, o vídeo desta 34ª reunião ordinária, na íntegra.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária Institucional André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Ciro da Van Marco Bicheiro Reinaldo Jose Pousa

Notícias relacionadas