PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE MAIO DE 2022

Edição histórica vai marcar comemoração dos 200 anos da Câmara


Ações comemorativas ao bicentenário integram o projeto de decreto legislativo 24/2022, aprovado nesta segunda-feira (16)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Projeto que institui a programação em comemoração ao bicentenário é de autoria da Mesa Diretora da Câmara, que endossou trabalho feito por uma comissão de servidores



Prestes a completar 200 anos de existência, a Câmara Municipal de Piracicaba vai marcar as comemorações do bicentenário com a edição do livro histórico “Uma Comunidade do Oeste Paulista (Piracicaba) - Os duzentos anos de instalação da Câmara Municipal de Piracicaba, 1822”, de autoria da historiadora Marly Therezinha Germano Perecin. As ações comemorativas ao aniversário estão descritas no projeto de decreto legislativo 24/2022, de autoria da Mesa Diretora, aprovado na 18ª reunião legislativa, nesta segunda-feira (16).

A programação inserida no projeto foi elaborada por uma comissão interna, criada por meio de ato da presidência e formada por servidores da Câmara. A comissão iniciou os trabalhos no mês de janeiro, para efetuar o planejamento, organização e desenvolvimento dos eventos e ações alinhados aos objetivos estratégicos da Câmara, em torno da comemoração histórica. O projeto foi endossado pela Mesa Diretora da Casa.

Oficialmente, a instalação da Câmara ocorreu em 11 de agosto de 1822, um dia depois que a freguesia às margens do rio Piracicaba ––com 3.000 habitantes–– recebeu o status de Vila Nova da Constituição. Antes disso, Piracicaba era classificada como “freguesia”, sendo subordinada administrativamente às vilas paulistas de Itu e Porto Feliz. 

A primeira sessão camarária em Piracicaba aconteceu em 11 de agosto de 1822, na residência do juiz ordinário, o capitão João José da Silva. O juiz ordinário era quem acumulava o lugar de presidente da Câmara. Além dele, a reunião teve a presença dos vereadores Xisto de Quadros Aranha, Garcia Rodrigues Boeno, Miguel Antonio Gonçalves e o procurador Pedro Leme de Oliveira.

Essa sessão histórica também estará retratada no livro comemorativo ao bicentenário, cujos direitos autorais foram cedidos ao Poder Legislativo pela historiadora Marly Therezinha Germano Perecin. A Câmara ficará responsável pela impressão e distribuição gratuita de mil exemplares da publicação, que será lançada em agosto e disponibilizada ainda em plataformas virtuais.

SELO - O projeto também prevê a instituição de um selo comemorativo dos 200 anos da Câmara Municipal, que deverá ser utilizado em documentos oficiais, no site oficial da Casa e servirá para identificar os eventos relacionados às comemorações do bicentenário. O selo também poderá ser utilizado em troféus, medalhas e títulos honoríficos de eventos realizados pela Câmara.

O selo é composto por três elementos principais: o brasão de Piracicaba, um tipograma fazendo referência ao símbolo de infinito e as cores atualmente usadas pela Câmara Municipal. Juntos, esses elementos buscam passar a imagem da Câmara como uma instituição sólida e perene, que, ao mesmo tempo, não tem medo de abraçar o novo e o moderno para se aproximar da população.

O texto do projeto de decreto legislativo aprovado nesta segunda-feira recebeu substitutivo e emenda ao substitutivo, ambos da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação). Na próxima reunião ordinária, na quinta-feira (19), será apreciado pelo plenário em redação final.

SOLENE - O projeto ainda estabelece a realização de uma sessão solene no Salão Nobre Helly de Campos Melges, no dia 11 de agosto de 2022, em homenagem à primeira reunião camarária. Na solenidade, os presidentes da Câmara das legislaturas anteriores serão homenageados em nome de todos os vereadores que passaram pela Casa Legislativa. O evento também contará com o descerramento de placa alusiva ao bicentenário.

Outras atividades comemorativas serão promovidas, como a criação de um novo layout de cunho institucional para o site oficial da Câmara e a produção de uma coletânea virtual com depoimentos de servidores aposentados da Casa, a partir de entrevistas e fotografias. A comissão ainda poderá definir outras atividades de integração social na programação.

A comissão responsável pela elaboração do cronograma de eventos comemorativos ao bicentenário é composta pelos servidores: os chefes dos departamentos Mariane Pereira de Souza (Legislativo), Milena Petrocelli Furlan Dionísio (Administração e Documentação), Rodrigo Alves (Comunicação Social) e Adriano Albuquerque (Tecnologia da Informação), além da chefe da Procuradoria Legislativa, Patrícia Midori Kimura, e da assessoria especial da presidência, Valéria Rodrigues. Do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, fazem parte a arquivista Giovanna Fenili Calabria e o servidor Bruno Didoné de Oliveira.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Reunião Ordinária Institucional André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas