PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE DEZEMBRO DE 2022

Documentário "Esquecendo Flora" é tema do Câmara Convida


Produção piracicabana conta a história de Flora Maria Blumer, escrava em 1881 e alforriada pela missionária Martha Watts



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Programa é apresentado no plenário municipal "Francisco Antônio Coelho"

Programa é apresentado no plenário municipal "Francisco Antônio Coelho"
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Beatriz Ferraz, produtora do documentário "Esquecendo Flora", participa da atração

Beatriz Ferraz, produtora do documentário "Esquecendo Flora", participa da atração
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Beatriz Ferraz

Beatriz Ferraz
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Programa "Câmara Convida" vai ao ar, nesta sexta-feira (2), às 12h, na TV Câmara

Programa "Câmara Convida" vai ao ar, nesta sexta-feira (2), às 12h, na TV Câmara
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Programa é apresentado no plenário municipal "Francisco Antônio Coelho"



O documentário “Esquecendo Flora” será o tema do “Câmara Convida” a ser apresentado no início da tarde desta sexta-feira (2), a partir do meio-dia na TV Câmara, com a participação da produtora Beatriz Ferraz.

O longa-metragem dirigido por Beto Oliveira foi lançado no último dia 25 no “Nhô Cine”, espaço localizado dentro da Biblioteca Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, em Piracicaba (SP).

A trama conta a história de Flora Maria Blumer de Toledo, mulher negra, nascida escravizada e alforriada por Marta Watts em 1881. “À época a segregação entre brancos e negros era muito forte, tanto que existiam igrejas para as duas raças”, conta Beatriz.

Especula-se que Flora havia nascido no Estado do Rio de Janeiro (RJ). Vendida, veio parar em Porto Feliz (SP) e, posteriormente, comprada por Martha Watts, que a alforriou em Piracicaba.

Além de educadora, Martha Watts era abolicionista e admitiu Flora como membro em uma igreja protestante no Brasil. “Nós estamos pesquisando o passado de Flora desde 2019 e percebemos um certo ‘apagão’ nessa história. Por ter sido negra e escrava, ninguém tinha interesse em preservar a memória dela, que chegou a ser conhecida como ‘Tia Flora no colégio Piracicabano”, acrescenta Beatriz.

No programa, a convidada citou os depoimentos de Alexandra Lohas, Adelino Ademir José, Antonio Filogênio Junior, Carlos Carvalho Cavalheiro, Giovanna Fenili Calabria, Joana D´arc Oliveira, Joceli Lazier, Luis Fernando Amstalden, Maria Helena Machado, Oswaldo Elias de Almeida e Rafael Gonçalves, que foram ouvidos pela produção da obra, que tem duração de uma hora e quarenta minutos.

Em entrevista ao Jornal de Piracicaba, na data de 21 de novembro deste ano, o diretor Beto Oliveira disse que a pesquisa do filme “é um reflexo de uma época onde as pessoas negras apareciam em registros de compra e venda, registros policiais, cartas de alforria e certidão de morte. Os documentos limitados não refletem a complexidade de uma pessoa como Flora, que teve uma presença revolucionária forte na cidade. ”

Por enquanto não há perspectiva de o trabalho ser disponibilizado nas redes sociais e a exibição se deu apenas para um grupo de convidados. “Ainda não está liberado para divulgação, mas, em breve, todos se encantarão com a história de Flora”, adianta Beatriz.

O Câmara Convida é uma produção da TV Câmara, por meio do Departamento de Comunicação Social. É exibido na emissora legislativa às sextas-feiras, com início às 12h, e reapresentado aos sábados, às 22h, e aos domingos, às 15h.

A emissora é sintonizada na frequência de 11.3 UHF, além dos canais 4 da Net e 9 da Vivo Fibra. Haverá transmissão simultânea pelos perfis do Legislativo no Facebook/camarapiracicaba e no YouTube. A apresentação desta edição é do jornalista Marcelo Bandeira.



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo

Notícias relacionadas