
04 DE JULHO DE 2011
O vereador Dirceu Alves da Silva (PPS) se reuniu na tarde desta segunda-feira, dia 4, com a diretoria do Associação de Moradores do Bairro Algodoal, com o objetivo (...)
O vereador Dirceu Alves da Silva (PPS) se reuniu na tarde desta segunda-feira, dia 4, com a diretoria do Associação de Moradores do Bairro Algodoal, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho do ex-vereador Walter Ferreira da Silva, o Pira (PPS), falecido no dia 28 de maio. Em conversa de quase uma hora com Adriano Cardoso Figueiredo (presidente), Gildasio Pereira dos Santos (vice-presidente) e Maria José Tertuliano de Lima (primeira secretária), o vereador Dirceu estabeleceu contato inicial com instituição e procura, a partir de agora, atender suas principais demandas.
Com cerca de 13 mil habitantes, o bairro Algodoal “é uma cidade”, como disse Adriano Figueiredo, destacando a as diversas necessidades de seus moradores, que envolvem questões do setor de trânsito, educação, lazer e segurança. “Estou aqui para levar as suas demandas à Prefeitura, buscando atendê-las no menor tempo possível”, disse, lembrando também das limitações da sua atividade parlamentar. “Infelizmente, não conseguimos tudo, mas do que depender de nós, será feito”, garantiu o vereador do PPS.
Definida como prioridade pela diretoria da associação de moradores, está a revitalização de uma grande área verde que, atualmente, tem sido utilizada como pasto. Nesta segunda-feira, durante o período da tarde, havia cavalos pastando, muito próximo a crianças que também utilizam a área para soltar pipas e brincar. “É muito perigoso”, diz Maria, a primeira secretária. Ela ressalta, ainda, que por falta de uma área de lazer, muitas crianças ficam na rua, ampliando, ainda mais, o risco, com atropelamentos e outros acidentes. “Isso, sem dúvida, seria a nossa prioridade”, disse.
Outro pedido da diretoria da associação está relacionado ao contato com o secretariado. “Temos dificuldades de conseguir falar com um ou outro secretário”, destaca Adriano, o presidente da entidade. Atualmente, a tentativa é entrar em contato com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio, que, segundo a diretoria da associação, não tem nem mesmo atendido suas solicitações para reuniões na Semdes.
Há, ainda, demandas, já solicitadas para o vereador Pira, que, a partir de agora, Dirceu dará encaminhamento. Entre elas, está o problema de infiltração no muro da Escola Municipal de Educação Infantil “Professor Miécio Cavalheiro Bonilha”, que a separa da unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do Algodoal. Como o terreno onde os prédios foram construídos não é plano, a água que desce do PSF acumula-se na divisa com EMEI. Uma canaleta foi instalada rente ao muro, mas por inclinação insuficiente, a água da chuva não chega a escoar por ela.
No cruzamento da rua Sabino Tomé com a Rua da Ponte do Caixão, o problema que preocupa os moradores do Algodoal é o trânsito nos finais de semana. Segundo pessoas que residem próximas do local, os motoristas encontram dificuldades para atravessar a Rua da Ponte do Caixão às sextas-feiras e aos sábados, depois das 18 horas, em razão do movimento em torno de bar na região.
O trecho fica tomado por carros que estacionam nos dois lados da via, que é de mão dupla. O fato obriga os ônibus que passam pela rua a desviarem o caminho, deixando sem condução os usuários que aguardam no ponto instalado bem em frente ao bar. A sugestão dos moradores é de que sejam colocadas placas que proíbam o estacionamento em um dos lados da via.
Texto: Erich Vallim Vicente MTb 40.337
(com texto de Ricardo Vasques / MTb 49.918)
Foto: Gustavo Annunciato MTb 58.557