PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE MAIO DE 2023

Desassoreamento do Piracicamirim é tema de discurso na tribuna


Paulo Camolesi, em discurso nesta quinta, elogiou obras realizadas no ano passado para mitigar inundações, mas pontou necessidade de se prevenir eventuais erosões



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Paulo Camolesi em discurso na noite desta quinta-feira (25), na 30ª Reunião Ordinária de 2023 da Câmara Municipal de Piracicaba






O desassoreamento do ribeirão Piracicamirim, realizado no ano passado, foi um dos temas de destaque no discurso do vereador Paulo Camolesi (PDT), que falou na tribuna pelo tempo regimental de 10 minutos na noite desta quinta-feira (25), na 30ª Reunião Ordinária de 2023 da Câmara Municipal de Piracicaba. 

O parlamentar classificou as obras de desassoreamento como "um trabalho muito importante" já que, de acordo com ele, "apesar de toda a chuva que houve, o bairro Morumbi não inundou".

Paulo Camolesi ainda disse que, em conversas com o secretário municipal de Obras e Zeladoria, Paulo Roberto Borges, informou que a retirada de parte da vegetação que margeia o ribeirão poderia ocasionar erosões: "ele disse que haverá um estaqueamento de algumas regiões para evitar que essa erosão chegue até a avenida. Isso é muito importante, sinal que está sendo bem administrado".

O parlamentar também falou sobre mato alto em duas escolas estaduais, sobre as discussões das quais participou junto a um coletivo que debate a saúde pública e sobre a receita caseira de um "mata mato" ecológico, composto de água, sal e detergente. "Eu pulverizei todo o pátio da igreja São Benedito, as laterais e a calçada, duas vezes. Tem um ou outro matinho. Ele não contamina, não prejudica", disse o vereador.

Paulo Camolesi ainda destacou em sua fala um visita por ele feita, na companhia das arquivistas da Câmara Municipal de Piracicaba, ao historiador Antonio Carlos Angolini, que possui um vasto acervo "que conta toda a história da fundação do distrito de Tupi, com documentos e fotos muito bem organizados", falou.

"Fomos lá até para ver a possibilidade de se digitalizar esse material para torna-lo público. É impressionante a organização que esse homem tem. Se você ficar lá uma semana eu acho que não dá para ver todos os documentos lá guardados. É muito rico", acrescentou o vereador.

Por fim, ele também relatou uma reunião da qual participou com moradores do bairro Santa Rosa e o prefeito Luciano Almeida. "Os moradores estão partindo para montar uma cooperativa de recicladores. Ela, praticamente, já está nomeada, já está montada e em trâmite para ser registrada em cartório. É um trabalho fantástico que eles estão desenvolvendo lá, é um trabalho inteligente. Acredito que esse projeto, com o apoio do prefeito, com um terreno para eles construírem, será um projeto-piloto para a cidade toda", analisou o parlamentar. 

O discurso completo de Paulo Camolesi pode ser revisto, na íntegra, no início desta matéria. 



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Vereadores Paulo Camolesi

Notícias relacionadas