
11 DE DEZEMBRO DE 2013
O delegado doutor Rinaldo Puia de Souza, receberá título de Cidadão Piracicabano conforme propositura do vereador Paulo Campos.
Vereador Paulo Campos
Aprovado projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Paulo Campos (PROS), que concede Título de Cidadão Piracicabano ao delegado de policia doutor Rinaldo Puia de Souza.
Natural de Marília (SP), residiu desde a infância no em de Campos Novos Paulista, interior paulista, onde estudou até a conclusão do colegial. Em sua adolescência, trabalhou no Cartório de Registro Civil e Tabelionato e aos dezoito anos de idade passou a trabalhar na Prefeitura Municipal de Campos Novos Paulista no setor de lançamentos.
Ingressou Faculdade de Direito Fundação Eurípides Soares da Rocha, com apenas 17 anos, após concluir o curso inscreveu-se na Ordem dos Advogados do Brasil, iniciando o exercício da advocacia com predominância nas áreas de Direito Administrativo e Criminal prestando assistência jurídica à Prefeitura Municipal de Campos Novos Paulista.
Foi nomeado como Delegado de Policia 1990, quando foi designado para exercer junto a Delegacia Seccional de Polícia de Itaquera, Zona Leste e no septuagésimo oitavo Distrito Policial em São Paulo Capital.
Em 1992, foi transferido para as delegacias de polícia dos Municípios de Mombuca e Elias Fausto vinculadas a Delegacia de Polícia de Piracicaba, sendo designado cumulativamente para realizar plantões policiais em Piracicaba.
Dois anos depois foi transferido para a Delegacia de Polícia de Piracicaba onde iniciou como Delegado de Polícia no setor de arquivos e registros da Polícia Civil e como Diretor da antiga Cadeia Pública de Piracicaba.
Em seguida assumiu a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes e posteriormente o quarto distrito policial no bairro Vila Rezende, depois foi transferido para o sexto distrito no bairro Piracicamirim, Segundo Distrito Policial e logo o primeiro distrito, concorrendo ainda, as escalas de Plantões Policiais em outras unidades Policiais quando necessário.
À frente das delegacias de polícia, com as respectivas equipes, presidiu inúmeros inquéritos policiais referentes à determinação de autorias em roubos seguidos de morte, homicídios, roubos entre outros vários crimes.
Atualmente, exerce suas funções no primeiro distrito policial, com um total de dezesseis funcionários, cuja circunscrição abrange toda área Central da cidade e como atividade particular e social, integra a Hospitalaria da Loja Maçônica da rua Prudente de Morais II, deste município com relevante serviços prestados à comunidade nas questões sociais.