04 de maio de 2020
Crise de saúde pública impõe novos desafios ao Poder Legislativo
Em entrevista ao vivo no Instagram do Parlamento Aberto, o diretor do Instituto Pro Legislativo defendeu a implementação permanente de soluções tecnológicas.
Frente ao atual cenário de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, que impôs novas rotinas e comportamentos, as Casas Legislativas de todo o país tiveram que se adaptar a essa realidade e viram-se obrigadas a estabelecer novas práticas de trabalho. Neste período, o debate político desenvolve-se a distância, de forma remota, por meio de soluções tecnológicas que ganham cada vez mais adeptos.
Para o jornalista e diretor do Instituto Pro Legislativo, Sérgio Lerrer, embora o mercado digital já seja uma realidade há muito tempo, parte da sociedade brasileira foi arrastada para ele somente agora, quando, por medidas de segurança e de prevenção, o trabalho remoto tornou-se uma necessidade. Em entrevista ao vivo no Instagram do Parlamento Aberto, na tarde da última quinta-feira (30), Lerrer analisou que as inovações tecnológicas desenvolvidas nesse período deixarão um legado para a sociedade emergida da crise.
“O Legislativo digital já é mais importante que o presencial, mas a maioria dos órgãos públicos não se preparou para isso. É preciso, além de uma sociedade digital, uma mente digital. As soluções tecnológicas promovem maior produtividade e permitem a aceleração das tomadas de decisões. O cenário imposto pela pandemia é, sem dúvida, uma grande lição”, ponderou o jornalista.
De acordo com ele, o único órgão público digitalizado no Brasil é o Tribunal de Contas da União. Além do plenário físico onde trabalham os ministros, a instituição já realizava votação eletrônica e sessão com debate por videoconferência. “Nos últimos oito anos, com o andamento das investigações da operação Lava-Jato e o grande interesse popular em torno disso, a fiscalização das contas públicas ganhou um palco muito grande. Se antes você tinha 200 processos para avaliar, hoje tem de 3 a 4 mil por semana”, explicou.
Além de dar celeridade à análise de temas relevantes, o Plenário Virtual também oferece transparência no acompanhamento das decisões. Em sintonia com as recomendações das autoridades sanitárias do país, a iniciativa garante que o Legislativo continue prestando atendimento às demandas da sociedade e prossiga fiscalizando o Poder Executivo. “Do meu ponto de vista, essa é uma ferramenta que deveria ser compartilhada em todas as casas legislativas do Brasil”, opinou Lerrer.
Segundo ele, em sessões camarárias presenciais alguns debates tendem a se tornar “antiprodutivos” e, às vezes, parte da votação produtiva fica prejudicada. No entanto, o jornalista avalia que os Legislativos brasileiros reagiram com rapidez ao avanço do novo coronavírus. “As mais de 5.600 Casas mobilizaram forças e foram ágeis na tomada de decisões, mesmo as que tinham mais limitações. Ainda assim, é preciso maior investimento do Poder Legislativo em seus sites e redes sociais e na dinamização do debate público através dos canais de comunicação”, sugeriu.
Para o diretor do Instituto Pro Legislativo --iniciativa de jornalistas ocupados com o tema da gestão pública e interessados na modernização do setor--, o que interessa mais neste momento, ao contrário do que se imagina, não são a estrutura das Câmaras ou os equipamentos de alta tecnologia, mas, sim, a inteligência legislativa. “A estrutura conta muito pouco, não devemos nos prender a ela. A capacidade de produzir independe de grandes estruturas. Por que eu condicionaria a produção do meu trabalho à aquisição de um equipamento fotográfico caro quando posso usar meu celular, por exemplo?”
Lerrer sugeriu que as Câmaras, até mesmo as menores, abandonem a mente analógica e comecem a pensar de modo digital, em que não há limites territoriais possíveis. “Tem que ser local, mas pensar global. O digital existe para nos servir nesse sentido. A ausência de estrutura é muito mais uma desculpa para procrastinar. É possível, sim, produzir com estrutura pequena, desde que você tenha uma mentalidade ampla”, refletiu.
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.
As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores.
Para receber as informações do programa Parlamento Aberto direto no celular, é possível cadastrar na lista de transmissão do whatsapp neste link.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
25 de abril de 2024
24 de abril de 2024
02 de dezembro de 2022
30 de novembro de 2022