PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE FEVEREIRO DE 2021

Covid-19: prefeitura terá de informar Plano Municipal de Vacinação


Requerimento aprovado nesta segunda-feira (8) traz uma série de questionamentos ao Executivo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Pedro Kawai é autor do requerimento






O vereador Pedro Kawai (PSDB) quer saber se a prefeitura possui um Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. Ele apresentou nesta segunda-feira (8), na 3ª reunião ordinária, o requerimento 148/2021, aprovado em discussão única pelos parlamentares, em que solicita a íntegra desse plano, caso exista.

Além disso, o vereador pede que o Executivo informe qual é a proposta de datas e o cronograma de vacinação, para quais grupos serão preferencialmente disponibilizadas as vacinas e em quais locais estão previstas as vacinações (incluindo endereço e horário).

Outra dúvida de Kawai é sobre quais procedimentos devem ser realizados por aqueles que estão no grupo prioritário para receber a dose da vacina contra a Covid-19.

"Sabemos que existem os planos nacional e estadual de vacinação. Tem que ficar muito claro para a população como será o municipal", disse Kawai, ao discutir o requerimento e citar como exemplo a vacinação pelo sistema drive-thru, realizada no último sábado (6), no Shopping Piracicaba, aos trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente da Covid-19. "Como será a partir de agora, com outros segmentos da saúde?", completou.

Ainda sobre o assunto, a vereadora Rai de Almeida (PT) disse que os questionamentos de Kawai são oportunos, pois colabora com a antecipação aos problemas.Ela também se referiu ao sistema drive-thru da última semana.

Já Laércio Trevisan Jr. (PL) informou que o Plano Municipal de Vacinação tem quatro fases, reguladas pelo governo federal. Segundo ele, 15 pontos de vacinação estarão disponíveis a partir de quarta-feira (19): nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Centro, Vila Independência e Jardim Alvorada e nos Crabs Santa Teresinha e Vila Rezende, além de 10 unidades da Rede Drogal das avenidas Carlos Botelho, Raposo Tavares, Antonia Pazinato Sturion, Independência, Monsenhor Martinho Salgot, Rui Barbosa, Rio das Pedras e Das Ondas, nas ruas Virgílio da Silva Fagundes e Benjamin Constant.

Quem também falou sobre o assunto foi o vereador Fabrício Polezi (PAT). "É lógico que dá para perceber que o povo está assustado, mas serão 15 postos. Que as pessoas tenham calma, que vai ter vacina para todo mundo. Não é uma varinha mágica, não dá para ser feito de uma hora para outra. Tenhamos um pouco de paciência", disse.

O requerimento traz a informação que Piracicaba teria recebido 5.280 doses de vacina contra a Covid-19 em 21 de janeiro e que outras 4.040 unidades chegariam no dia 26 do mesmo mês. “Foi noticiado no início de fevereiro que o município receberá mais 5.800 doses, totalizando 15.120 até a data do protocolo desse requerimento”, diz Kawai.

Segundo ele, as respostas aos questionamentos visam o “bom esclarecimento dos fatos” e para que possa entender melhor a questão, para que a população seja informada.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas