
01 DE SETEMBRO DE 2022
Alunos participaram do projeto a convite do vereador Felipe Gema.
A convite do vereador Felipe Gema, a Câmara recebeu, nesta quinta-feira (1º), 21 alunos do ensino fundamental do Colégio Piracicabano. As crianças participaram do projeto Conheça o Legislativo, que tem por objetivo promover visitas às instalações da Câmara, com direito à simulação de uma reunião ordinária.
No prédio principal da Casa de Leis, os alunos conheceram o salão nobre, o memorial "Prudente de Moraes" e a galeria de quadros dos ex-presidentes da Câmara. Na sequência, adentraram ao plenário para ocupar as cadeiras da Mesa Diretora e também os lugares dos demais vereadores.
Em sua fala, Felipe Gema ressaltou a importância da participação política desde a infância para a promoção da cidadania. "Esperamos que vocês aproveitem essa experiência, tirem as suas dúvidas e aprendam bastante hoje. São todos bem-vindos", disse.
De maneira didática, a arquivista Dayane Cristina Soldan, do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, apresentou resumidamente a história da constituição de Piracicaba, desde sua origem como povoado, depois se tornando vila e, por fim, com o status de cidade. Na sequência, Bruno Didoné de Oliveira, também do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, destacou as principais diferenças entre os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, com suas respectivas atribuições.
Também de maneira objetiva e simplificada, a servidora Érica Dinis detalhou aos alunos a importância da Lei Orgânica, do Plano Diretor e da transparência pública. Já na parte prática, Érica orientou os alunos na simulação de uma votação de um projeto de lei fictício para uso de celulares em sala de aula.
A dinâmica seguiu os protocolos regimentais de uma reunião ordinária real, com vereadoras e vereadores discutindo o projeto antes de sua votação. Ao final, os estudantes decidiram pela permissão do uso de celulares em todas as dependências da escola, com 12 votos favoráveis contra 9 contrários.
"Gostei muito, pois algumas coisas que aprendemos em sala de aula, como a diferença dos três poderes, eu pude recordar aqui. E também muita coisa que eu não sabia", disse Gustavo Arduh Contarini, de 8 anos, que, na simulação da reunião ordinária, fez o papel do presidente da Câmara.