PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE JANEIRO DE 2021

Condutores de vans obtêm apoio de Legislativo e Executivo contra crise


Diálogo para levar a situação da categoria ao conhecimento da nova administração municipal foi aberto pelo vereador Cássio Luiz Barbosa.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 15) Salvar imagem em alta resolução

Vereador reuniu-se com grupo de condutores de vans nesta quinta-feira

Vereador reuniu-se com grupo de condutores de vans nesta quinta-feira
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (3 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (4 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (5 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (6 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (7 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (8 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (9 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (10 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (11 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (12 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (13 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (14 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (15 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereador reuniu-se com grupo de condutores de vans nesta quinta-feira



Condutores de vans escolares reagiram com otimismo às conversas iniciais com a gestão Luciano Almeida (DEM) para amenizar os prejuízos que a categoria acumula desde o início da pandemia da Covid-19. O diálogo para levar a situação do setor ao conhecimento da nova administração municipal foi aberto pelo vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL).

Um grupo de oito condutores de vans reuniu-se nesta quinta-feira (14) com o parlamentar, na Câmara, para tratar da pauta que será discutida com o prefeito em encontro previsto para o próximo dia 20. A categoria e o vereador já tiveram uma conversa inicial com o secretário municipal de Trânsito e Transportes, José Vicente Caixeta Filho, no último dia 8, em reunião classificada como "bastante produtiva".

"Estamos muito esperançosos e agradecidos. O Cássio foi o primeiro vereador a dar essa recepção para nós e o Luciano Almeida vem acompanhando a dificuldade que passamos desde o ano passado, já que estamos impedidos de trabalhar desde março", comentou Alessandra Pavanello Trevisan, primeira-secretária da recém-criada Associação dos Condutores Escolares de Piracicaba.

Desencadeados pela paralisação das aulas nas redes pública e privada de ensino, os efeitos da pandemia têm levado drama à categoria, que segue sem saber quando retomará, como antes, a rotina de transportar estudantes em vans. "É a preocupação de mais de 200 famílias que sobrevivem disso. Sabemos que não voltará ao normal e estamos buscando ajuda para nos mantermos. Muitos condutores já pararam ou perderam o carro. É uma situação muito difícil", resumiu João Pereira da Silva, presidente da Acep.

Nesta quinta-feira, em decreto publicado no Diário Oficial, o Executivo prorrogou até 31 de julho o prazo para o recolhimento da taxa de vistoria das vans do transporte escolar.

"O secretário mostrou boa vontade, pois são taxas que não temos condições de estar pagando e elas foram suspensas, pois não temos posição nenhuma de como será a volta às aulas. O Luciano Almeida tinha dito que faria alguma coisa e já demonstrou que está fazendo", afirmou João Pereira, acrescentando que os condutores buscarão o apoio do governo local para que as taxas cobradas pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) também sejam suspensas.

Cássio Luiz lembrou que os condutores escolares foram "uma das primeiras classes a parar em Piracicaba", quando do início da pandemia, e estão em situação econômica delicada. O vereador disse que vai propor ao Executivo a autorização para que as vans atuem no transporte alternativo de passageiros, como forma de garantir reinserção da categoria no mercado e suprir a demanda não atendida pelos ônibus, "já que o transporte público foi sucateado". "São reivindicações que vêm desde a gestão passada. Muitos condutores perderam o emprego, e a família depende dessa remuneração", ressaltou.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Trânsito e Transportes Cassio Luiz

Notícias relacionadas