12 de abril de 2024
Comissão de Educação cobra plano para aquisição de material didático
Comissão permanente da Casa destacou que ocorreram atrasos na distribuição dos livros didáticos nos últimos três anos
A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Piracicaba vai convidar o secretário municipal de Educação, Bruno Roza, para prestar esclarecimentos sobre os atrasos na distribuição do material didático para as escolas municipais, que tem se repetido nos últimos três anos. O tema foi levado à comissão pelo gabinete do vereador Paulo Camolesi (PSB), durante a reunião da comissão, que é composta pelos vereadores Rai de Almeida (PT), presidente, Antonio Sérgio Rosa de Oliveira (PRD), o Sérgio da Van, relator e Fabrício Polezi (PL), membro, nesta sexta-feira (12).
De acordo com o gabinete de Camolesi, os livros didáticos chegaram no segundo bimestre, no início do ano passado, e somente em março, neste ano. A preocupação é com os prejuízos ao planejamento do ano letivo pelos professores. A informação é que, até a chegada do material, uma escola improvisou o conteúdo em folhas de sulfite distribuídas aos alunos.
Sérgio da Van confirmou que o problema realmente ocorreu e destacou que, apesar do ano eleitoral, é preciso que a atual composição da Secretaria da Educação tome providências para fazer o planejamento da entrega para o início do próximo ano letivo, que será seguido pelo governo que vencer a eleição.
Polezi lembrou as dificuldades para as aquisições inerentes ao serviço público em função dos problemas burocráticos que envolvem as licitações e questionamentos judiciais, que levam ao atraso dos certames.
Para Rai de Almeida, existe um problema de planejamento da secretaria. “Muitos professores tiveram que tirar xerox do livro para começar a dar as aulas. Se não tem material, não tem como o professor trabalhar com as crianças e isso é um prejuízo para a formação”, avaliou. “A gente precisa fazer o apontamento para que em dezembro esse material já esteja disponibilizado. O poder público tem que se antecipar considerando que podem acontecer esses problemas”.
A comissão decidiu convidar o secretário para prestar esclarecimentos sobre o que ocorreu este ano, fazer a avaliação dos impactos causados pelo atraso do material e apresentar as estratégias de planejamento para a distribuição para o próximo ano letivo.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
31 de julho de 2025
29 de julho de 2025
26 de julho de 2025
24 de julho de 2025