PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE MAIO DE 2021

Campanha antitabagismo terá concurso nas escolas estaduais


Gilmar Rotta (Cidadania) participou do lançamento da iniciativa, sexta-feira (6), que busca conscientizar sobre os males causados pelo cigarro.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Lançamento aconteceu na Diretoria Regional de Ensino



A campanha “Paradas Pro Sucesso 2021”, que desenvolve ações para alertar sobre os males causados pelo cigarro, terá em sua nova fase um concurso de arte nas escolas estaduais. O lançamento da iniciativa aconteceu na tarde desta sexta-feira (7), em solenidade na Diretora Regional de Ensino, e que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta (Cidadania). 

“Sabemos o quanto é importante investir na conscientização das crianças, porque elas contribuem para levar esse conhecimento para os pais e toda a família, então, só tenho a parabenizá-los por essa iniciativa”, disse Gilmar. O evento de lançamento também teve a presença do dirigente de ensino, Fábio Negreiros, e os realizadores da campanha, a médica cardiologista Juliana Previtalli e o músico Luis Fernando Dutra. 

O concurso de artes tem a finalidade de incentivar os alunos a demonstrarem habilidades e criatividade dos estudantes. Com o tema “Tabagismo”, está dividido nas categorias para alunos do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental (apenas desenhos); do 6o ao 9o ano (desenhos e vídeos); e alunos do Ensino Médio (desenhos e vídeos). 

As modalidades previstas são desenho colorido, grafite ou pintura com técnica livre e manual, não pode ser impresso ou colagem. O desenho deverá ser feito em uma única folha de papel A4, identificados com o nome do aluno e o nome da escola. Não pode ser emoldurado. 

CAMPANHA – A ideia da campanha “Paradas Pro Sucesso” surgiu para levar conhecimento, alertar para os riscos do tabagismo e propor uma atitude de mudança. A ações foram iniciadas em abril de 2020 e contou com a participação de artistas de Piracicaba e região, entre músicos, atores e artistas plásticos. 

“Sabemos que fumar aumenta o risco de contrair infecções bacterianas e virais, além de acarretar o dobro de risco de contrair Influenza e quatro vezes mais de contrair tuberculose”, salienta a médica Juliana Previtalli. 

Ela recorda que parar de fume traz benefícios “praticamente imediatos” à saúde, como redução da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, melhora na oxigenação do sangue e na capacidade pulmonar.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Educação Legislativo Gilmar Rotta

Notícias relacionadas