PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE OUTUBRO DE 2020

Câmara vota proposta que amplia direitos de pessoas com fibromialgia


Reunião ordinária, nesta quinta, também terá análise de projeto que proíbe colocação, em cemitérios, de vasos e recipientes que impeçam o escoamento de água.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Reunião ordinária, nesta quinta-feira, tem início às 19h30



A Câmara de Vereadores de Piracicaba analisa, em reunião ordinária nesta quinta-feira (8), projeto de lei complementar com foco nas pessoas com fibromialgia. A proposta, que será votada em primeira discussão, inclui o grupo entre os que têm direito a fila preferencial de atendimento e a vagas de estacionamento reservadas.

De causa ainda desconhecida e sem cura, a fibromialgia provoca dores por todo o corpo durante longos períodos, deixando a pessoa com sensibilidade nas articulações, nos músculos, nos tendões e em outros tecidos moles, além de gerar fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

O projeto de lei complementar 9/2020 estende às pessoas com fibromialgia o mesmo direito já conferido aos indivíduos com deficiência e ostomizados em filas preferenciais de atendimento e no uso de vagas reservadas (correspondentes a 2% do total) de garagem e estacionamento de uso público e privado, nas áreas externas ou internas das edificações, e sinalizadas com o símbolo internacional de acesso.

Ainda nesta quinta-feira, será votado, também em primeira discussão, o projeto de lei complementar 3/2020, que veta a colocação, nos cemitérios de Piracicaba, de vasos, floreiras e recipientes similares que impeçam o escoamento de água, a fim de evitar ambientes propícios à proliferação do mosquito "Aedes aegypti". A proibição também se aplica a buquês acondicionados em sacos plásticos ou outro material que retenha água.

Se a proposta virar lei, só será permitido o uso de vasos e recipientes preenchidos com areia e que tenham perfurações na base, com a finalidade de permitir o escoamento total da água. Uma vez sancionado o projeto, os titulares de túmulos e jazigos terão o prazo de 30 dias para promoverem as adequações.

A pauta da Ordem do Dia da 25ª reunião ordinária conta, ainda, com dois projetos de decreto legislativo e quatro requerimentos em discussão única, dois projetos de lei em primeira discussão e um em primeira.

Os trabalhos legislativos ocorrem via SDR (Sistema de Deliberação Remota), com a presença apenas do presidente no plenário, com os demais vereadores participando, por vídeo, de seus gabinetes ou residências.

A reunião ordinária tem início às 19h30, com exibição pela TV Câmara nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, pelo site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv, pelos perfis da Câmara no Facebook e no YouTube e pela Rádio Câmara Web. A Rádio Educativa 105,9 FM começa a transmitir às 20h, após a Voz do Brasil.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918




Legislativo

Notícias relacionadas