PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE AGOSTO DE 2022

Câmara terá mês de conscientização da Miastenia Gravis


Projeto de decreto legislativo é de autoria do vereador Gilmar Rotta (PP)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Gilmar Rotta (PP)



O projeto de decreto legislativo 39/2022, que institui na Câmara Municipal de Piracicaba o "Mês de Conscientização da Miastenia Gravis - Junho Verde”, foi aprovado com três emendas durante a reunião ordinária da noite desta segunda-feira (15).  

De autoria do vereador Gilmar Rotta (PP), o "Mês de Conscientização da Miastenia Gravis” visa promover a realização de eventos tais como fóruns, palestras, debates, campanhas educativas e outros com o intuito de informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil a respeito do tema. O PDL estabelece o dia 2 de junho como o Dia de Conscientização da Miastenia Gravis.

Na justificativa do projeto de decreto legislativo, o autor da propositura explica que a Miastenia Gravis é uma doença crônica, geralmente autoimune, que afeta a junção neuromuscular. Os sintomas clássicos são fraqueza nos músculos que piora com a atividade e melhora com repouso e a fadiga excessiva também está quase sempre presente. Segundo ele, a miastenia pode afetar qualquer pessoa independentemente de idade, sexo ou raça e também não tem caráter hereditário ou contagioso”

“Como não se vê alterações óbvias nos doentes, frequentemente pessoas com miastenia são taxadas de preguiçosas, pela fadiga e por fraqueza induzida por exercício ou são taxadas de sonolentas pelos olhos mais fechados pela fraqueza das pálpebras em seus meios de convívio”, declarou Gilmar Rotta. Para ele, é “essencial implementar ações articuladas para continuar avançando na conscientização e tratamento da doença”.

 

 



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Gilmar Rotta

Notícias relacionadas