PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE SETEMBRO DE 2019

Câmara sedia encontro de surdos voltado a empoderamento e liderança


Evento neste domingo, 15, às 9h, integra a campanha Setembro Azul e reunirá participantes de grupo que se reúne mensalmente em defesa desta população



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Leandro Trajano Salvar imagem em alta resolução





A Câmara de Vereadores de Piracicaba sedia, domingo (15), às 9h, o Encontro dos Surdos com o tema “Associação: empoderamento e liderança”. O evento reunirá integrantes de grupo regional em defesa das reivindicações da população com deficiência auditiva, criado após a realização de encontro no mês de março e que, desde então, se reúne mensalmente para atividades de lazer e também de busca por ampliação da acessibilidade. 

“As reuniões promovidas pelo grupo proporcionaram o fortalecimento da comunidade surda piracicabana. Ao mesmo tempo em que se divertiam nos passeios e nas festas, intensificavam a vontade de lutar por mais visibilidade da Libras (Língua Brasileira de Sinais) e mais acessibilidade na cidade”, explica a professora Beatriz Aparecida dos Reis Turetta, organizadora do encontro inicial, realizado no Shopping Piracicaba. 

Ela será a mediadora neste domingo na conversa que reunirá a professora-doutora Mariana de Lima Isaac Leandro Campos, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), e da professora-mestre Raissa Siqueira Tostes, psicóloga e professora substituta da UFSCar. 

“Mariana e Raíssa são surdas atuantes nas comunidades de Ribeirão Preto e São Carlos e conhecidas nacionalmente pelo trabalho que desenvolvem junto à universidade, às associações de surdos e aos conselhos da pessoa com deficiência”, disse Beatriz. As professoras gravaram vídeos (anexos a este texto), convidando a população. 

A mediadora também destaca o papel do Legislativo piracicabano que, neste ano, iniciou o projeto Câmara Inclusiva, com o objetivo de adequar a estrutura da Casa de Leis às demandas dos mais diversos grupos de pessoas com deficiência.  “Paralelamente ao movimento da comunidade surda, a gente percebia na Câmara uma tentativa de tornar-se mais inclusiva, a partir da idealização do presidente, Gilmar Rotta (MDB)”, avalia. 

O Encontro dos Surdos na Câmara integra a campanha Setembro Azul, que tem o objetivo de dar maior visibilidade à acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva. Neste mês já foi realizado o evento “Encontro Encantado” e reunião para solicitação de Central de Intérpretes no município. Está previsto, ainda, no dia 22, o Encontro de Surdos no Boleiros Futebol Society e, no dia 27, o Encontro de Surdos no Sesc Piracicaba. 

A Câmara de Vereadores fica na rua Alferes José Caetano, 834, Centro. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Câmara Inclusiva

Notícias relacionadas