PIRACICABA, DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE AGOSTO DE 2023

Câmara rejeita abertura de processo de cassação de vereador


Na 45ª Reunião Ordinária, Plenário também derrubou veto do prefeito a projeto de lei que estabelece disponibilização de absorventes higiênicos nas unidades de saúde



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

29 requerimentos foram aprovados na 45ª Reunião Ordinária






Com placar de 20 votos contrários e um favorável, foi rejeitada a admissibilidade do pedido de cassação do mandato do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira. O Processo 05/2023 foi lido na 45ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (24), e colocado em votação pelo Plenário, conforme trâmite previsto no artigo 5º do Decreto Lei 201/1969. Como o pedido foi rejeitado, não houve a constituição de uma comissão processante para analisar a denúncia.

Protocolada por Eleni Cunha Caldeira, a acusação – que também foi apresentada ao Ministério Público e tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Piracicaba – é de que o vereador teria cobrado parcela dos salários dos assessores para custear as despesas do escritório “Fala Pira”, teria mantido servidores informais na Câmara e imposto divisão de salários com assessores formais.

Após a leitura do processo, não houve autorização do presidente da Casa, vereador Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão, para discussão do documento, já que essa medida não está prevista no rito. Por isso, alguns parlamentares usaram o tempo para uso da palavra Pela Ordem para abordar o assunto.

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) defendeu que o Decreto Lei que estabelece o rito do processo não prevê a cassação do mandato como penalidade para casos como o relatado na denúncia. Ele ainda apresentou despacho do Ministério Público, em ação relacionada ao mesmo caso, que também não requisita a perda do mandato como penalidade a ser aplicada. “Se o Ministério Público, que é o órgão competente para fazer o pedido, deixou de fazê-lo, o que cabe a esta Casa?”, questionou. “Não há sequer condenação em primeira instância. Percebemos claramente que o intuito é político-administrativo”.

Também no uso da palavra Pela Ordem, o vereador Paulo Campos (Podemos) concordou que a legitimidade para o pedido de cassação seria do Ministério Público, que é o autor da ação judicial. “Se ele deixa de pedir e está em curso o processo, não há que se falar em cassação por esta Casa de Leis”, afirmou. Em seguida, o presidente colocou o pedido de admissibilidade do processo em votação no painel eletrônico, que recebeu 20 votos contrários e um favorável. 

Após a declaração da votação, Cássio Fala Pira, também através do Pela Ordem, agradeceu aos demais parlamentares pelo resultado. “Nunca tirei nada de ninguém, muito menos de assessor. Todos me conhecem e sabem quem é a nossa família, a nossa índole, nosso caráter. Nunca ia me sujar tirando dinheiro de assessor”, colocou. “Agradeço por acreditarem na minha seriedade. Se eu estiver devendo, que a Justiça seja feita, quero pagar, sim. Jamais vou sujar minha mão, ainda mais tirando dinheiro público das pessoas que necessitam. Para mim foi muito difícil passar por esta situação”.

O líder do governo, Josef Borges (Solidariedade), também se manifestou no Pela Ordem e disse que votou contra a admissibilidade do processo de cassação por acreditar na democracia. “O povo elege, é quem coloca e tira. Tenho plena convicção de que a Justiça decidirá justamente e somente ela tem poder constitucional para isso”, afirmou.

Veto – Na 45ª Reunião Ordinária, que contou também com a aprovação de 29 requerimentos, o Plenário ainda deliberou sobre o veto do Poder Executivo ao projeto de lei nº 36/2023, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que dispõe sobre o programa para fornecimento gratuito de absorventes higiênicos nas unidades de saúde. Com 14 votos contrários, o veto foi derrubado.

Confira, no vídeo, nesta página, a íntegra da sessão.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Ciro da Van

Notícias relacionadas