PIRACICABA, SÁBADO, 6 DE JUNHO DE 2020
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

31 DE MARÇO DE 2020

Câmara reforça campanha de doação de sangue do Hemonúcleo


Novos procedimentos de segurança estão sendo adotados por conta da pandemia do coronavírus



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


A chegada do coronavírus (Covid-19) ao país fez o Ministério da Saúde emitir uma recomendação: a de que é preciso manter os estoques e a rede abastecida de sangue. A Câmara de Vereadores de Piracicaba, ciente de que a "corrente do bem" não pode ser quebrada, incentiva as ações do Hemonúcleo de Piracicaba, que adaptou seu atendimento nesse período. "Em qualquer época do ano, a doação é fundamental para salvar vidas. Especialmente agora, é importante reforçar essa ação, para que não haja uma crise de abastecimento nos estoques", lembra o vereador Pedro Kawai (PSDB), vice-presidente da Câmara.

Como o distanciamento social tem sido uma das medidas adotadas no país para retardar o aumento explosivo no número de casos de coronavírus, o Hemonúcleo de Piracicaba também adotou novos procedimentos de segurança, entre eles a doação de sangue com hora marcada. Basta entrar no site agendamento.hemocentro.unicamp.br e selecionar data e horário. Em Piracicaba, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, na avenida Independência, 953, bairro Alto. 

"O atendimento sem o agendamento se mantém. A pessoa que está habituada a nos procurar, pode vir normalmente. Neste momento, queremos reforçar que a prioridade é o agendamento, para que tenhamos uma organização melhor do espaço e e evitemos aglomeração nesse período. Todos os procedimentos são pensados na segurança do doador", esclarece Kelly Cristina Borges, assistente social da captação de doadores do Hemonúcleo de Piracicaba, que é ligado à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Além do uso do álcool gel em todas as etapas da doação e limpeza constante dos espaços utilizados, a parte externa do prédio do Hemonúcleo é utilizada para a abordagem inicial. Neste caso, são feitas orientações aos doadores sobre medidas de segurança durante o fluxo e a orientação de que não devem manipular celulares.

Outro procedimento de segurança é a liberação controlada de doadores para o fluxo de doação, sem a presença de acompanhantes, com objetivo de evitar aglomerações. Os que apresentaram sintomas gripais, viajaram para o exterior, tiveram contato com pessoas que viajaram ou que apresentaram sintomas são dispensados e orientados a retornar posteriormente. 

Segundo Kelly, as doações no Hemonúcleo não registraram queda após a epidemia do coronavírus, mas a campanha é permanente, já que o estoque necessita de todos os tipos de sangue, sendo a sua disponibilidade essencial em diversas situações e em muitos casos determinante para o sucesso de um tratamento.

Como forma de reforçar a importância das doações do Hemonúcleo de Piracicaba, o Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba produzirá campanhas para as suas redes sociais (via Facebook e Instagram) e reforçará as ações em seu site www.camarapiracicaba.sp.gov.br. "O nosso objetivo é colaborar para a manutenção estável dos estoques de sangue do Hemonúcleo, que é um dos maiores desafios neste momento", lembra Pedro Kawai. 

QUEM PODE DOAR 

A orientação do Ministério da Saúde é que a doação seja feita por pessoas entre 16 e 69 anos. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos.

Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o doador deve observar os seguintes critérios em relação à Covid-19: são considerados inaptos por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados da doença.

SERVIÇO –– Campanha de doação de sangue ao Hemonúcleo de Piracicaba (avenida Independência, 953, bairro Alto). Agendamento pelo site agendamento.hemocentro.unicamp.br. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. Mais informações: (19) 3422-2019.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Câmara Pedro Kawai

Notícias relacionadas