PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 5 DE OUTUBRO DE 2022
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE NOVEMBRO DE 2021

Câmara recebe exposição itinerante Muros com Arte


Obras foram grafitadas por alunos de escolas públicas; exposição será aberta ao público nesta quinta-feira (25)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria de Comunicação - Horizonte Educação e Comunicação

Foto: Assessoria de Comunicação - Horizonte Educação e Comunicação

Foto: Assessoria de Comunicação - Horizonte Educação e Comunicação

Foto: Assessoria de Comunicação - Horizonte Educação e Comunicação

Foto: Assessoria de Comunicação - Horizonte Educação e Comunicação

Foto: Assessoria de Comunicação - Horizonte Educação e Comunicação
Salvar imagem em alta resolução

Foto: Assessoria de Comunicação - Horizonte Educação e Comunicação



A exposição itinerante Muros com Arte, com obras realizadas por alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental II, estará aberta para a visitação a partir desta quinta-feira (25) na Câmara Municipal de Piracicaba. São painéis fotográficos e vídeos dos desenhos vencedores e finalistas de alunos de Piracicaba, São José dos Campos e São Caetano do Sul, que transformaram temas contemporâneos em desenhos e grafite nos muros das escolas. 

A mostra chega a Piracicaba por intermédio do presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (Cidadania). "A Câmara tem um espaço para exposições e precisamos valorizar trabalhos como este, que envolve muitos adolescentes. É muito importante divulgarmos o resultado de iniciativas como essa", afirmou. 

Este ano, o tema trabalhado foi Alimentação Saudável. No total, participaram 3.960 estudantes do Fundamental II, 156 educadores de 59 escolas públicas. Foram 420 desenhos elaborados. A escolha dos vencedores ocorreu por uma comissão julgadora e voto popular. 

O projeto é realizado pela Horizonte Educação e Comunicação, em parceria com a Diretoria de Ensino Piracicaba e patrocínio da Coop e da Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural.

Em Piracicaba, as atividades tiveram início em agosto deste ano, com oficinas pedagógicas com os professores e, junto aos alunos, desenhos e finalmente workshops de grafite e pintura dos muros com a monitoria de grafiteiros conhecidos em suas cidades como Diógenes Moura, Claudinei Oliveira, Fernando Vazio e Alexandre Truff.

"É bom demais ver a arte do grafite como meio de novos pensares para os jovens estudantes de Piracicaba. Estar com eles neste projeto foi incrível e ter a finalização com a exposição de todas as manifestações artísticas é muito importante”, comentou Diógenes Moura.

“Conciliamos multi disciplinas curriculares como as do campo das Ciências e Artes, mas de uma forma lúdica, envolvendo os valores sociais, afetivos e sensoriais que favorecem a conscientização e o engajamento dos jovens estudantes sobre um tema de fundamental importância já que é reconhecido por todos que conhecer e consumir alimentos de forma equilibrada é um dos grandes indutores de saúde”, disse Allan de Amorim, coordenador de projetos da Horizonte.

“A diversidade de cores dos vegetais foi uma marca forte dos desenhos finalistas de Piracicaba, que combinou ainda elementos de fantasia, vestimentas e corpo humano às reflexões dos alunos sobre a alimentação saudável" complementou ao avaliar o resultado de todas as obras da cidade que integraram o projeto.

Serviço:

A exposição poderá ser visitada entre os dias 25 de novembro e 9 de dezembro, das 8h às 17h (exceto sábados, domingos e feriados), no prédio principal da Câmara, na rua Alferes José Caetano, 834, Centro.

O que é o Muros com Arte?

É uma iniciativa cultural que promove o estudo da arte e a realização de obras de grafite em muros de escolas públicas. Os participantes são alunos do ensino público que passam por oficinas de trabalho sobre um tema ligado à qualidade de vida e produzem desenhos que concorrem à possibilidade de ter sua criação transformada em um grafite nos muros da escola onde estudam. O grafite é feito com a curadoria e supervisão de um grafiteiro profissional. O tema deste ano foi “Alimentação Saudável”. O encerramento do projeto ocorre com a etapa de Exposição de todos os trabalhos finalistas de cada cidade participante, na ordem: Sorocaba, São José dos Campos, Piracicaba e São Caetano do Sul (as obras desta última, excepcionalmente, entrarão na exposição itinerante seguinte).

Muros com Arte foi criado pela Horizonte Educação e Comunicação e tem o patrocínio da Coop e da Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural. A Horizonte desenvolve e implanta, desde 1993, projetos em escolas de todo Brasil. Fazemos o diagnóstico da demanda do cliente, propomos a estratégia, implantamos a ação, desenvolvemos conteúdo, capacitamos os educadores e avaliamos os resultados. Aplicamos essa expertise também na educação para sustentabilidade de públicos internos e voluntariado corporativo.

Sobre a Coop

A Coop – Cooperativa de Consumo é uma rede de varejo colaborativo que, desde 1954, ajuda você a resolver tudo num só lugar e transforma a sua vida e a sociedade onde está inserida. Sua atuação em pontos de contato como supermercados e drogarias está pautada nos pilares dos 3 C’s: Convivência - forma calorosa e acolhedora de construir relações próximas e cooperativas; Conveniência - variedade de produtos e soluções; e Consciência - contribuir para uma economia mais consciente. Saiba mais em: https://www.portalcoop.com.br/

Com informações fornecidas pela Assessoria de Comunicação - Horizonte Educação e Comunicação



Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Cultura Educação

Notícias relacionadas