13 de agosto de 2025
Câmara realiza solenidade em homenagem ao Dia do Romeiro do Bom Jesus
Evento reconheceu devotos, associações e personalidades por sua dedicação às romarias a Pirapora do Bom Jesus
Em comemoração ao Dia do Romeiro do Senhor Bom Jesus, a Câmara de Piracicaba realizou reunião solene na noite desta terça-feira (12) no Salão Nobre "Helly de Campos Melges". A iniciativa da solenidade foi do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor do decreto legislativo 81/2024.
Os homenageados foram reconhecidos pela participação e devoção nas romarias a Pirapora do Bom Jesus. As homenagens foram entregues à Associação dos Romeiros do Bom Jesus, fundada com a missão de estabelecer um caminho oficial para apoiar os romeiros e oferecer espaço para que novas pessoas recebam apoio nas cidades por onde passam. A honraria foi recebida pelo presidente da associação João Paulo Cella.
Outro homenageado foi o escritor e poeta Esio Antonio Pezzato, que realizou 52 romarias a pé, sendo que em uma delas carregou uma cruz de 100 quilos, numa peregrinação de 8 dias. O homenageado foi representado por Cleomir Palma.
Também foram reconhecidos Geraldo Paredes Garcia, natural da Vila Rezende, que iniciou sua peregrinação em 1972 e continuou até 1983, levando, em uma das viagens, uma cruz para cumprir uma promessa pela cura de sua mãe. José Antônio Sartori, conhecido como "Zé Isquinha", iniciou sua peregrinação em 1963 e manteve até 1975, retornando em 2012 para agradecer pelas graças alcançadas. Marcos Antônio dos Santos, por sua vez, participa das romarias desde 1970, sempre como forma de agradecimento pelas bênçãos alcançadas.
Outros homenageados foram Miguel Carmo de Carvalho, fundador do grupo União de Romeiros de Piracicaba, que completou recentemente 51 anos de romaria, totalizando 88 peregrinações a pé até Pirapora. Seu objetivo é louvar e agradecer ao Bom Jesus pelas bênçãos e graças recebidas ao longo da vida.
Nelson Porsebom, que iniciou sua peregrinação a Pirapora, em 1981, com um amigo, viu suas filhas se unirem à caminhada. Ao longo dos anos, viu o grupo se fortalecer e hoje tem como ponto de encontro a Paróquia Imaculada Conceição, na Vila Rezende.
O Padre Willian Bento, pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte, desde 2024, também foi reconhecido. Diretor espiritual da Associação dos Romeiros do Bom Jesus de Pirapora, teve a primeira experiência como romeiro em 2025.
Já o Primo Celso Stinchelli, outro homenageado, iniciou sua romaria para Pirapora do Bom Jesus na Semana Santa de 1989 e segue na peregrinação até os dias de hoje, totalizando 36 anos de devoção.
Por fim, Waldimir de Almeida foi reconhecido por sua longa trajetória de 32 anos peregrinando a pé para Pirapora. Durante esse tempo, os romeiros não contavam com carro de apoio, e ele, após esse período, passou a atuar como motorista no caminhão de apoio, transportando as malas, colchões, água e comida para os romeiros durante a caminhada.
O vereador Pedro Kawai destacou que, em um momento em que o Brasil e o mundo precisam de exemplos de fé e de comunidade, a caminhada dos romeiros e dos grupos em geral representa uma verdadeira comunidade que fortalece a amizade. Ele ressaltou que a sociedade precisa, mais do que nunca, de mais caridade, mais amizade e mais contato genuíno.
“Então, que a gente tenha mais momentos como esse. Que possamos usar esse momento de propagação da tradição, da amizade, do companheirismo, mas, acima de tudo, da fé. Do acreditar que nós temos um Deus acima de nós, que nos abençoa, que nos protege, e que, por onde quer que nós possamos ir, ele sempre vai estar junto com a gente”, declarou.
Representando os homenageados, o Padre Willian Bento falou sobre as celebrações importantes que ocorrerão em 2025, como os 300 anos do encontro da imagem do Senhor Bom Jesus de Pirapora e o centenário da construção da Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte, localizada no bairro Alto, em Piracicaba. Ele ressaltou que a igreja se tornou o marco inicial das romarias que partem de Pirapora e da região rumo a Pirapora.
“Ao nos reunirmos aqui para celebrar o Dia do Romeiro do Bom Jesus, queremos render graças a Deus por tantas bênçãos recebidas. Agradeço a todos os nobres vereadores que aprovaram este reconhecimento público, valorizando a fé e a devoção do povo piracicabano católico junto ao Senhor Bom Jesus.”
A mesa de honra foi composta pelo vereador Pedro Kawai, presidente dos trabalhos; pelo Padre Gilson Garcia, representando a Diocese de Piracicaba; e pelo vereador do Município de Saltinho, Rodrigo Artur, (Cartucheira).
Durante a solenidade, Rodrigo Cartucheira saudou os romeiros e mencionou que peregrina a Pirapora a pé há mais de 28 anos, destacando a importância do momento. Em seguida, o Padre Gilson Garcia expressou sua alegria por estar presente no evento, lembrou que seu pai foi romeiro por muitos anos e ressaltou que este é um grande marco para firmar a peregrinação a Pirapora.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
14 de agosto de 2025
13 de agosto de 2025
13 de agosto de 2025
13 de agosto de 2025