25 de agosto de 2025
Câmara promoveu reunião solene para entrega de títulos
Valdiza Maria Capranico e José Antonio de Godoy foram agraciados com o Título de Piracicabanus Praeclarus, em proposituras do vereador Pedro kawai
A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme proposituras do vereador Pedro Kawai (PSDB), nos decretos legislativos 67/2024 e 22/2025, conferiu o Título de Piracicabanus Praeclarus a Valdiza Maria Capranico e José Antonio de Godoy, que acompanhados de amigos e familiares foram agraciados com a honraria em reunião solene na última sexta-feira (22), às 19h30.
O evento foi realizado nas dependências do salão nobre "Helly de Campos Melges", prédio principal da Câmara, rua Alferes José Caetano, 834, Centro, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (nos canais 11.3 da TV digital, 4 da NET e 9 da Vivo TV) e também pôde ser conferido nos perfis oficiais da Câmara, no Facebook e no YouTube, além do site camarapiracicaba.sp.gov.br
Na formação da mesa de honra, o proponente da solenidade, Pedro Kawai; presidente do IHFGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), Edson Rontani Júnior e o presidente da ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Sérgio Fortuoso e o conselheiro da Unimed Piracicaba, Renato Françoso Filho.
E, para ocupar o lugar de honra, Valdiza Maria Capranico, acompanhada de seu primo, José Rubens Françoso, seguido por José Antonio de Godoy, ao lado de sua esposa, Maria Regina Setto de Godoy.
HONRARIA - o Título Honorífico de Piracicicabanus Praeclarus é outorgado a cidadãos reconhecidamente idôneos, naturais do município de Piracicaba, que tenham se destacado por méritos individuais ou em prol da sociedade. Na sequência da solenidade foi apresentado um vídeo relatando um pouco sobre os contemplados da noite.
Abrindo o ciclo de saudações, o conselheiro da Unimed Piracicaba, Renato Françoso Filho falou da honra em participar da solenidade, considerando que a sociedade de Piracicaba volta seus olhos para pessoas tão relevantes e lhes concedem uma homenagem absolutamente justa. "Eu me lembro de uma música do cancioneiro popular que, se tiver que fazer alguma homenagem, que façam em vida. O importante é que as pessoas vejam o reconhecimento daquilo que, de fato, realizaram para a sociedade, no trajeto das suas vidas. E nós temos dois exemplos muito marcantes da relevância da participação dos indivíduos na sociedade. É importante que a gente veja que, de alguma maneira, esses dois representantes da sociedade piracicabana fizeram muito para mudar a qualidade de vida, mudar os sentimentos de brasilidade, como temos aqui o Godoy e a Valdiza. Piracicaba realmente deve muito a vocês. E nada melhor do que a homenagem que foi proposta por Pedro Kawai", concluiu o médico.
O presidente da ACIPI, Maurício Benato parabenizou a iniciativa e falou da honra em também compor a noite especial. "Dois professores, né? que talvez a gente nunca saiba quantas pessoas a gente influenciou na vida, mas elas sabem. E eu acho que isso daí já é um legado. Então, a arte de tudo que vocês fizeram, Valdiza, a especialidade com o meio ambiente, de cuidar das pessoas e de educar, e a minha proximidade do Godoy faz com que eu me dirija um pouquinho mais a ele, porque o Godoy, além de toda a característica de professor, ele foi um professor nosso de vida. Godoy passou por todos os departamentos, hoje ainda atuante de uma maneira muito precisa, fundador da cooperativa de crédito, uniu com a Coplacana, virou Cicobi Cocre, passou pelas mãos de Godoy também, uma construção e deixa um legado. Eu não tenho muito o que falar, a não ser agradecer", concluiu Benato.
Para sua breve saudação, o jornalista, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Edson Rontani Jr. reiterou uma frase que ouviu anos atrás, quando, na ocasião, o saudoso radialista Mário Monteiro Terra também recebeu o mesmo título da Câmara. "Ele disse que nós não aproveitamos a sombra daquele fruto que nós plantamos, daquela árvore que nós plantamos", sintetizou Rontani ao considerar as duas personalidades homenageadas da noite, Godoy e Valdiza.
PROPONENTE
O presidente da solenidade, Pedro Kawai saudou a todos e destacou o momento ímpar, de "quando nós reconhecemos os piracicabanos e como diria o bom caipira, o piracicabano da gema, quando essa Casa, que é a casa do povo, reconhece os piracicabanos da gema, onde se torna um momento de extrema relevância, não só para 23 vereadores mas com certeza para toda a cidade.
"A história dos dois tem muito a ver com o que Piracicaba vai ser lá na frente. É óbvio que o que acontece hoje tem muito na mão deles, mas o que vai acontecer lá na frente, os nossos filhos, os nossos netos, com certeza irão desfrutar de muita coisa que foi, como dito aqui, plantada por esses dois, Godoy e Valdiza. Eu só tenho que agradecer. Agradecer a oportunidade de poder reconhecer tamanha dedicação, comprometimento, mas, acima de tudo, de ética, de posicionamento, de fidelidade à nossa cidade. Quantos empregos foram gerados pelo trabalho do Godoy? Quantas pessoas, quantas benfeitorias do meio ambiente, quanta história perpetuada pelas mãos da Valdiza? E muita coisa tem por vir, eu tenho certeza. Então, que essa Casa, nesse momento ímpar, nesse momento de extrema relevância, reconheça, em nome de todos os piracicabanos, a importância, a relevância, mas, acima de tudo, a referência que vocês dois são, não só para a sociedade piracicabana, mas para a sociedade paulista e brasileira. Parabéns aos dois e muito obrigado", concluiu Kawai.
HOMENAGEADOS
Valdiza Maria Caprânico nasceu em Piracicaba, no bairro Alto, em 29 de julho de 1943. Fez seus estudos primários no Grupo Escolar Doutor Alfredo Cardoso e o antigo ginásio no Instituto de Educação Sud Mennucci. Tem formação em Biologia e lecionou em diversas escolas estaduais do município de São Vicente, Santa Bárbara do Oeste, Leme e Piracicaba, onde lecionou até a sua aposentadoria. Após aposentar-se, fez vários cursos em Especialização Ambiental e Paisagismo. Nessas áreas, atuou em várias cidades da região, entre elas a cidade de Leme, onde fundou a primeira Universidade Livre do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Pelo sucesso dessa universidade, foi convidada pelo presidente da República Argentina, Carlos Menem, a fundar uma congênere no Sul daquele país, entre as cidades de Rio Grande e Ushuaia, em 1997. Em nossa cidade, recebeu vários prêmios por programas em defesa da água do consórcio PCJ em Brasília.
Além disso, ao longo de sua carreira como bióloga, ambientalista e paisagista, fez um trabalho maravilhoso junto aos seus alunos e junto à comunidade. Foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba.
Valdiza ocupou a tribuna de honra para agradecer a honraria recebida. "Foi com grande emoção e surpresa, que recebi do vereador Pedro Kawai, essa homenagem maravilhosa, honrosa, mas que não me considero merecedora. Sempre por profissão, por amor a essa cidade, fiz meu trabalho, em benefício da natureza. Talvez influenciada por meu avô paterno, que não conheci, mas que plantou uma árvore, em homenagem ao término da Primeira Guerra Mundial, em 1914. E, que hoje embeleza a nossa cidade, na esquina da rua Moraes Barros com a avenida Independência, onde está localizada a frondosa Sapucaia. Herdei o amor, o respeito à natureza, ao contemplar a Sapucaia da paz, majestosa e imponente, que é o orgulho da nossa família, Caprânico."
"Mas, nada mais fiz do que a minha obrigação. Eu era paga para fazer esse trabalho. Ao me aposentar, no entanto, continuei investindo na natureza, agora, como escritora de livros infantis, sem nunca ter conhecido ou lido algum livro de Thales Castanho de Andrade. Até aquela data, descobri, através do saudoso amigo, Hugo Pedro Carradore, que eu seguia a mesma trilha de Thales, o que me valeu com muita honra por ele, o apelido de Thales Castanho de Saia, ensinando as crianças, através de fábulas, a amar e respeitar a natureza como ele fazia.
"E o tempo foi passando. Como associada do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, depois, por duas vezes presidente dessa Instituição, muito honrada, continuei meu trabalho voluntário, sempre com dedicação e amor à nossa cidade, à nossa história. Sou e sempre serei defensora da natureza. Que tipo de vida teríamos se as árvores maravilhosas que nos dão sombra, alimento, ar mais puro, além de embelezamento, se elas não existissem?"
"Termino com enorme honra, gratidão ao ilustre vereador Pedro Kawai, que me concede esse título, aos demais vereadores, que prontamente o aprovaram. Finalizo com uma frase que eu aprendi, com meus pais: Quem não vive para servir, não serve para viver. Muito obrigada, de coração, a todos que me prestigiam hoje. Obrigada", concluiu a Bióloga.
José Antonio de Godoy, natural de Piracicaba é casado com Maria Regina Seto de Godoy. Dessa união, surgiram os três filhos, Paulo Henrique, Luiz Augusto e Maria Beatriz de Godoy. Pertence ao Conselho Regional de Contabilidade do interior paulista. É contador e administrador de empresas, sócio da empresa Godoy Consultoria Empresarial Ltda., em Piracicaba, São Paulo, tendo fundado a primeira empresa do setor de contabilidade em 1967, com a denominação de Soparque. Conta com pós-graduação e especialização em finanças de empresas pelo IEP, em 1972, além de mestrado em concentração e contabilidade pela FEAUSP. Desenvolveu atividades docentes nos cursos de graduação da UNIMEP, FUMEP e foi professor convidado no curso de Engenharia Florestal da Esalq, em 1975.
Na política local, foi secretário municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico e vice-prefeito de Piracicaba. Publicou diversos artigos em jornais e revistas, além de ter ministrado palestras em conferências nacionais e internacionais. Atuante no segmento de contabilidade, publicou o livro Empresa Familiar, Desafios e Futuro. Ao longo de sua carreira, recebeu inúmeros títulos e comendas, entre eles o de Contabilista do Ano, concedido pela Câmara Municipal de Piracicaba. Atualmente é consultor em reorganização societária de empresas familiares.
Tribuna de honra
José Antonio de Godoy também ocupou a tribuna de honra para agradecer a honraria recebida. "Boa noite a todos e a todas. Prazer tê-los aqui. Cumprimento aqueles que não tive a oportunidade de cumprimentar pessoalmente. Cumprimento a Mesa Diretora em nome do nosso amigo, vereador Pedro Kawai. Agradeço a presença de todos. Quero também aproveitar para agradecer o vereador Pedro Cruz, que infelizmente não está mais conosco. Ele conversou com Pedro Kawai sobre a realização desta homenagem. Um grande amigo que nos deixou muito cedo. Eu acho que hoje, para mim, não é um dia de falar de mim. É um dia de falar daqueles que aqui estão, porque é um dia de agradecimento, pois esse título recebido não teria sentido sem que eu agradecesse tudo o que esta cidade proporcionou para mim e minha família."
"O mais importante é agradecer àqueles que permitiram que eu estivesse aqui hoje. Meus pais, que foram os primeiros, meus pais biológicos, que me colocaram neste mundo, meus avós, que me criaram, desde um ano de idade. Sempre convivi com eles, até quando minha avó veio a falecer. Os meus filhos, Paulo Henrique, Luiz Augusto e Beatriz, que nos deram alegria, a mim e à minha querida esposa Regina. Os meus netos, Mariana, Carolina, Luiz Fernando e João Pedro. Alguns não puderam estar hoje aqui, porque hoje, na realidade, é diferente do que era no meu tempo. Todo mundo morava no entorno dos avós, dos pais. Hoje não, hoje teve uma idade, já vai para outra cidade, vai morar fora, e o contato pessoal acaba ficando mais distante."
"Mas, sempre fazem parte do nosso coração. Porém, o meu agradecimento maior é para a minha esposa, companheira, amor de minha vida, a Regina, que teve a proeza de me aguentar por 54 anos, 6 meses e 2 dias. Porém, se colocarmos que, nesses 54 anos, tivemos 14 anos bissexto, ela me aguenta há 16 dias e não há dois dias. Agradecer ainda algumas pessoas que fizeram parte da minha vida e que contribuíram para que eu me tornasse aquele que vocês falaram. Não sei se sou aquilo que vocês falaram. Mas a dona Gina e o senhor Antônio, mãe da minha esposa, que a dona Gina, na realidade, acabou sendo uma mãe adicional. Eu tive uma sorte, eu tive várias mães, e eu acho que isso é muito bom, graças a Deus. Pais eu não falo muito, porque só pais não deixam você fazer as coisas, mas as mães sempre são mais boazinhas e compreensivas."
"São os meus socos, que transformaram em uma família como pai e mãe. Agradecer ainda a minha profissão, na qual iniciei em 16 de novembro de 1965. Eu e o André, agora ele é italiano, é Andréllo. Cadê ele? Está por aí? Esse pessoal fica internacional, muda de nome. Nós nos conhecemos desde 1961, ele foi estudar também na Escola Técnica de Comércio Cristóvão Colombo e de lá, a gente não se desligou mais, então quero agradecer em especial ao André, mas em especial ainda à sua mãe, a dona Anitta, a quem eu chamava de dona mãe porque foi uma outra mãe que eu tive. Também me ajudou muito. O André, suas irmãs, todos eles fizeram parte da minha vida."
"Mas, na minha profissão, ninguém começa sem alguém que queira conduzir e levar. E eu agradeço a duas pessoas que fizeram isso. Foi o saudoso Manuel Lopes Alarcón, que já tinha um escritório de contabilidade na cidade, mas ele se juntou com o saudoso Antônio Perecim e, criaram um novo escritório, que ficava na Galeria Brasil. E começaram a contratar pessoas. E, como queriam pagar pouco, pegaram aqueles que estavam recém-formados, e eu era um deles. Comecei a trabalhar em 16 de novembro de 1965, depois me tornei sócio, e fiquei com o Perecim durante 32 anos, até o seu falecimento, foi cedo, e ele tinha uma outra característica, tinha 13 anos a mais do que eu, e por conta disso, eu convivi com pessoas que eram da idade dele, do tempo dele."
"Então, eu comecei a conviver com pessoas mais velhas e comecei a gostar cada vez mais da profissão e das coisas que fazia. Uma profissão que estou há 60 anos, que me deu e continua dando muitas alegrias, permitiu que eu ocupasse os maiores cargos de representatividade na minha profissão, no Brasil e na Associação Interamericana de Contabilidade. Isso tudo faz com que eu, possivelmente, tenha contribuído para essa cidade. Eu tinha período, tinha semana que eu ia duas, três vezes para São Paulo, e o pessoal falava, você não veio morar em São Paulo? Você fica viajando? Eu falei, não, de Piracicaba não saí. E, aqueles que vêm para Piracicaba acabam ficando aqui, também não saem."
"Esta é a grande vantagem desta cidade. Mas, como eu falei no início, agradeço ainda aos amigos que sempre me apoiaram, que aqui estão para dar o maior brilho a essa solidariedade. Entretanto, nada disso seria possível se não tivesse a vontade do grande arquiteto do universo, que agradeço de todo o coração e espero que continue abençoando a todos nós e continue a nos dar vida longa, cada vez maior. Um grande abraço a todos e obrigado por estarem aqui conosco", concluiu Antonio Godoy em suas palavras de agradecimento pela comenda recebida.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
22 de agosto de 2025
22 de agosto de 2025
22 de agosto de 2025
22 de agosto de 2025