PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE OUTUBRO DE 2020

Câmara inicia, nesta quinta, cobertura histórica das eleições 2020


Diretores do Departamento de Comunicação e TV Legislativa, Valéria Rodrigues e Felipe Marchiori, anunciaram a programação em live no Instagram do Parlamento Aberto.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Sidney Jr Salvar imagem em alta resolução

Pautas foram pensadas em conformidade com o que a legislação permite e têm como principal objetivo a prestação de serviços à população





A Câmara de Vereadores de Piracicaba inicia nesta quinta-feira (15), a exatos 30 dias do primeiro turno das eleições municipais, a produção de reportagens especiais e conteúdos multiplataformas sobre o processo eleitoral deste ano. Para Valéria Rodrigues e Felipe Marchiori, diretores dos departamentos de Comunicação e TV Legislativa, respectivamente, a iniciativa, intitulada "Parlamento Aberto Nas Urnas", é um "marco memorável" na história da Casa, consolidando-a como referência na cobertura do pleito de 2020.

O projeto, idealizado em agosto, integrará, de forma inédita, os profissionais de ambos os departamentos na produção de conteúdos para conscientizar sobre a importância do voto, esclarecer as regras do período, traçar o perfil do eleitorado, combater as fake news e detalhar as estatísticas sobre os candidatos a vereador e prefeito, bem como a participação feminina no processo.

A iniciativa divulgará, ainda, os locais de votação e as mudanças eleitorais impostas pela pandemia e servirá de guia à população em geral e aos que estarão pleiteando cargos, com a publicização de conhecimentos básicos, que se devem saber antes de o postulante chegar ao Legislativo. Todas as atividades terão como pilares fundamentais os princípios de transparência e de educação para cidadania, norteadores do programa "Parlamento Aberto".

“A Câmara vai na contramão do que a maioria dos parlamentos está fazendo durante este período: interrompendo toda e qualquer programação no receio de cometer algum crime eleitoral”, lembrou Felipe Marchiori, em live realizada nesta quarta-feira (14), no Instagram do Parlamento Aberto.

Valéria Rodrigues, também presente na transmissão, ressaltou que as pautas foram pensadas em conformidade com o que a legislação permite e têm como principal objetivo a prestação de serviços à população. “Nosso foco é transformar os dois departamentos em agência de notícias públicas com o olhar do próprio cidadão”, explicou Valéria. Ela acrescentou que este será um marco histórico na cidade, já que não se tem registro de qualquer outra iniciativa, nem em âmbito municipal, nem nacional, a executar um projeto como este.

“Nos próximos 30 dias, a Câmara de Piracicaba estará fazendo história no munícipio. Acredito que nenhum outro órgão, no âmbito dos poderes legislativos, já executou um projeto nessas proporções. O que nos coloca, novamente, em posição de pioneiros”, celebrou Marchiori.

Todas as entrevistas e os conteúdos a serem produzidos serão feitos em segurança, respeitando os limites e os cuidados com a pandemia da Covid-19 exigidos pela Organização Mundial de Saúde. “A população piracicabana só tem a ganhar com a integração plena das duas equipes. Serão diversos profissionais trabalhando a fim de proporcionar jornalismo público e de qualidade que eleve e agregue valor à informação”, pontuou Valéria.

As reportagens serão veiculadas no site da Câmara (camarapiracicaba.sp.gov.br), na TV Câmara (nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra), nos perfis do Legislativo nas redes sociais (facebook.com/camarapiracicaba e youtube.com/tvcamarapiracicaba) e na Rádio Câmara Web (sintonizada via aplicativos disponíveis no Google Play e na Apple Store).

Além dos conteúdos multiplataformas disponibilizados ao longo dos próximos dias, os departamentos de Comunicação e de TV Legislativa vão cobrir, em 15 de novembro, toda a movimentação do primeiro turno das eleições em Piracicaba. A programação da TV Câmara será ao vivo, a partir das 6h45, com notícias, debates e participação de equipes de jornalismo direto das seções eleitorais. A apuração das urnas, às 17h, será transmitida em tempo real, com repórter direto do cartório e entrevistas no estúdio.

ACESSE O CONTEÚDO - As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto. As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web. Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do Whatsapp neste link.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Parlamento Aberto Eleições 2020

Notícias relacionadas