
11 DE JANEIRO DE 2014
Situada na Vila Rezende, a tradicional paróquia, que celebra um século de instalação no próximo dia 19, foi homenageada em solenidade de iniciativa de José Luiz Ribeiro.
Monsenhores Orivaldo Casini e Jorge Simão Miguel receberam a homenagem proposta por José Luiz
A sequência de eventos que, desde o ano passado, marca as comemorações pelo centenário da Paróquia Imaculada Conceição teve na noite deste sábado (11) um de seus principais momentos, com o ato oficial de reconhecimento do Poder Legislativo piracicabano à tradicional igreja situada na avenida Dona Lídia, na Vila Rezende.
A paróquia, que celebra um século de instalação no próximo dia 19, foi homenageada em solenidade de iniciativa do vereador José Luiz Ribeiro (SDD). A cerimônia organizada pela Câmara ocorreu no próprio templo religioso, ao final da missa das 18h, que foi acompanhada por cerca de 500 pessoas.
"São 100 anos levando a paz, a fraternidade, a justiça, a solidariedade, o amor e o evangelho de Jesus Cristo a todos. A Câmara não poderia deixar de, neste momento, prestar essa homenagem à nossa padroeira Imaculada Conceição. A história da comunidade se mistura com a da Vila Rezende e a de Piracicaba", disse José Luiz.
Receberam a homenagem pela paróquia os monsenhores Jorge Simão Miguel (que, na solenidade, representou o bispo da Diocese de Piracicaba, dom Fernando Mason) e Orivaldo Casini, respectivamente vigários auxiliar e titular da Imaculada Conceição. Monsenhor Jorge foi o que permaneceu mais tempo à frente da matriz entre os 10 religiosos que a comandaram neste um século: foram 46 anos, entre 6 de janeiro de 1960 e 26 de fevereiro de 2006.
Já monsenhor Orivaldo, que teve seu batismo e o casamento dos pais celebrados por monsenhor Jorge, comemorou 25 anos de ordenação sacerdotal no último dia 6. Ele agradeceu o reconhecimento prestado pelo Legislativo piracicabano e destacou a colaboração de inúmeros fiéis ao longo da trajetória da igreja centenária.
"É motivo de muita alegria para a nossa pároquia receber essa homenagem da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Eu sou filho desta igreja e, graças a Deus, tenho o privilégio de ser pároco desta paróquia em seu centenário, celebrando também meus 25 anos de sacerdócio", afirmou monsenhor Orivaldo.
"Nesses 100 anos, muitas pessoas participaram, contribuíram, deram seu tempo, ajudaram financeiramente e se esforçaram para que a palavra de Deus fosse levada a todos os cantos dessa região", completou o religioso, ao recordar que a Imaculada Conceição abrangia antigamente um amplo território, o qual foi se reduzindo à medida que suas comunidades tornaram-se também paróquias. Hoje, apenas as capelas de São Luiz Gonzaga e São Frei Galvão estão ligadas à matriz.
José Luiz destacou o trabalho dos monsenhores Jorge e Orivaldo à frente da paróquia. "A vocês, nossos agradecimentos. Que Deus os abençoe, para que continuem levando a missão de Jesus Cristo de evangelizar e semear o amor e a paz, e que Nossa Senhora da Imaculada Conceição cubra-os sempre com seu manto sagrado, guardando-os, protegendo-os e dando-lhes sabedoria, discernimento, fortaleza e coragem."
A solenidade de entrega da homenagem (que será exibida na íntegra pela TV Câmara nos próximos dias) foi acompanhada também pelos vereadores Carlos Alberto Cavalcante (PPS), José Aparecido Longatto (PSDB), Paulo Camolesi (PV) e Pedro Cruz (PSDB) e pela assessoria de Francisco Almeida (PT).
Vice-presidente da Câmara, Carlinhos lembrou a importância da religião católica em Piracicaba desde o surgimento da primeira igreja, a de Santo Antonio, em 1774, apenas sete anos após a fundação da cidade. "A Igreja Católica tem um papel fundamental no acompanhamento das famílias de nosso município nesses 240 anos que está em Piracicaba".