10 de outubro de 2008

Câmara homenageia escritores

Araci Duarte Ferrari, Ana Cândida Liva, Carmela Pereira, Valdiza Maria Caprânico, Marly Perecin Germano, e Paulo Pereira Costa foram contemplados pela Câmara de Ver (...)

Texto: Martim Vieira - MTB 21.939

Araci Duarte Ferrari, Ana Cândida Liva, Carmela Pereira, Valdiza Maria Caprânico, Marly Perecin Germano, e Paulo Pereira Costa foram contemplados pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, em solenidade transcorrida nas dependências da Estação da Paulista, na noite de hoje (10), às 20h00, sob a coordenação do vereador Euclides Buzetto (PT), que marcou o Dia Municipal do Escritor (29 de setembro).

A homenagem aos escritores aconteceu durante a realização da 4ª Feira Municipal do Livro, promovida pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e organizada pela Biblioteca Pública Municipal Ricardo Arruda Pinto. A exposição acontece no Centro Cultural Antonio Pacheco Ferraz, na Paulista, de 09 a 12 de outubro.

Nesta edição da feira, existe a participação das livrarias Cio da Terra, Nobel, Exótica, Libral e Café das Artes com venda de livros promocionais, lançamentos, best sellers e exemplares com estilos para todas as idades, além de atividades lúdicas com participação de escritores e contadores de histórias.

A programação conta com exposições, sarau, espaço e teatro infantil, musical, poesias, teatro de fantoches, contadores de histórias, hora do conto, conversas com escritores, além de lançamentos de livros. O evento prossegue até domingo, dia 12 de outubro, e estará aberto das 9h às 20h.

Na solenidade, o vereador Euclides Buzetto ressaltou a importância da leitura na formação do cidadão. Também comentou que em Piracicaba foi criada uma lei específica, que obriga os próximos prefeitos a reverenciar os escritores.

A escritora Valdiza Caprânico falou em nome dos demais homenageados da noite, embora todos os escritores contemplados também tiveram a oportunidade de se manifestar. O historiador e folclorista, Prof. Hugo Pedro Carradore, juntamente com o vereador José Luiz Ribeiro (PSDB) também integraram a formação de honra da solenidade. Os escritores receberam um Diploma da Câmara de Vereadores. O Coral Stela Alpina, do bairro de Santa Olímpia, garantiu a parte cultural da solenidade ao entoar músicas típicas da cultura Tirolesa. O deputado estadual Roberto Felício (PT) e o vice-presidente da Câmara, Francisco Edilson dos Santos, o Chico da Água (PTB), justificaram ausência.

Na oportunidade, o vereador Euclides Buzetto mencionou o teor de requerimento de sua autoria, aprovado por unanimidade na Câmara, para o lançamento do livro "A Saga de Prudente de Moraes, o Pacificador", de autoria do Professor Hugo Pedro Carradore, que ocorrerá no dia 12 de novembro, na Câmara.


DIA DO ESCRITOR 

 
No calendário escolar municipal consta o Dia Municipal do Escritor (29/09), com exposição de livros, lançamentos de livros e palestras de escritores piracicabanos, para maior intercâmbio autor/escola.

Na justificativa do projeto, o vereador Euclides Buzetto avaliou que o Brasil é um país rico, tendo sua economia entre as dez maiores do mundo.

O parlamentar entende que os brasileiros que conseguiram sair das estatísticas do analfabetismo, não têm o costume da leitura. "A constatação é que essa falta de costume não é fruto do acaso, mas alimentada por um desestímulo generalizado, desde o preço do livro, passando pelo descaso oficial para com a cultura e a educação, além da mídia que bajula os autores estrangeiros, cujos livros são transformados em roteiros de filmes que garantem polpudas bilheterias nos cinemas. O livro é a arma que o povo precisa para crescer como pessoa e garantir sua cidadania. Lembrando Olavo Bilac: Uma nação se constrói com homens e livros", disse.

Martim Ferreira MTB 21.939