21 de agosto de 2025
Câmara homenageia Colégio Dom Bosco pelos 75 anos de fundação
O vereador Josef Borges (PP) é o autor da solenidade, que se estendeu aos 75 anos da presença salesiana na cidade
Na noite desta quarta-feira (20), a Câmara Municipal de Piracicaba, por iniciativa do vereador Josef Borges (PP), homenageou o Colégio Dom Bosco pelos 75 anos de atividades e também os 75 anos da presença salesiana na cidade. A solenidade foi realizada no salão nobre "Helly de Campos Melges".
Além de Josef Borges, autor da homenagem, e do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), compuseram a mesa dos trabalhos o diretor-geral do Colégio Salesiano Dom Bosco, padre Douglas Verdi, a secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, o secretário executivo de Transportes Internos do município, Reinaldo Pousa, e o diretor-presidente da Rádio Educativa, André Augusti.
Em seguida, houve apresentação em italiano feita por alguns alunos da escola.
Ao fazer uso da palavra, Trevisan Jr. lembrou que é ex-aluno do Dom Bosco. "Estudei por cinco anos no Dom Bosco e fico muito feliz em poder participar desta homenagem", afirmou. O diretor-presidente da Rádio Educativa, André Augusti, destacou sua alegria em poder celebrar os 75 anos da presença salesiana e do colégio. "São sete décadas e meia de história, formando cidadãos, gerações de bons cristãos e homens honestos", disse.
Já o secretário executivo de Transportes Internos, Reinaldo Pousa, ressaltou que a homenagem é justa e merecida. "Tenho uma vida inteira acompanhando o Dom Bosco, desde que meus filhos começaram a estudar lá", afirmou. A secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, dirigiu-se às crianças presentes. "Vocês vão carregar para sempre o Colégio Dom Bosco na vida de vocês, o aprendizado, os amigos e tudo o que demonstraram aqui", disse.
O diretor do Colégio Dom Bosco, padre Douglas Verdi, destacou que as crianças são as maiores riquezas da instituição. Ele também mencionou a equipe de mais de 300 colaboradores. "Cada um deles faz um trabalho belíssimo", afirmou. O sacerdote ainda ressaltou a confiança das famílias no trabalho realizado pela escola.
Josef Borges, ao iniciar sua fala, fez uma saudação em italiano aos presentes. Em seguida, destacou sua alegria em promover a solenidade. "O Colégio Dom Bosco tem uma trajetória marcada por dedicação, fé e, sobretudo, pela enorme contribuição na formação de milhares de jovens piracicabanos. Educação é um caminho de transformação, e a juventude precisa ser conduzida com valores cristãos", disse.
HISTÓRIA - De acordo com o requerimento aprovado em plenário para a realização da homenagem, tudo começou em 7 de janeiro de 1950, quando Piracicaba recebeu padres salesianos, atendendo ao chamado do bispo Dom Ernesto de Paula. Ele vislumbrava um futuro mais promissor para a juventude da cidade, com um colégio católico voltado para a educação masculina.
Assim nasceu o Colégio Dom Bosco. Desde então, a instituição dedica-se à formação integral dos alunos. Mas a missão salesiana não se limitou ao colégio. Os salesianos fundaram o Oratório São Mário, no bairro da Vila Rezende, e, em 1989, assumiram a responsabilidade do Colégio Nossa Senhora da Assunção, que passou a se chamar Colégio Salesiano Dom Bosco Assunção. Hoje, Piracicaba conta com três unidades salesianas, representando um compromisso com a educação, a fé e a solidariedade.
HOMENAGEADOS - Foram homenageados pelos 75 anos do Colégio Dom Bosco o ex-aluno da primeira turma do Colégio Cidade Alta, Luis Antonio Abrahão; as professoras do Ensino Fundamental I, Adriana Dedini Pitta Kozakievu, Eliana Sidileia Bellotto e Sílvia Regina Sbrissa Paulino; além do diretor-geral do Dom Bosco, padre Douglas Verdi, que também recebeu a moção de aplausos alusiva aos 75 anos da presença salesiana em Piracicaba.
O diretor do Colégio, padre Douglas Verdi, fez novamente uso da palavra em nome de todos os homenageados. "Ao longo dos anos, consolidamos uma comunidade educacional solidária e de fé. Ensino, acolhimento, incentivo, inovação e conhecimento estão presentes na nossa educação. Neste colégio, fé e razão coexistem e são pilares que solidificam a educação", disse.
No final do evento, houve uma nova apresentação de alunos.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
20 de agosto de 2025
19 de agosto de 2025
19 de agosto de 2025
19 de agosto de 2025