21 de agosto de 2025

Câmara homenageia Colégio Dom Bosco pelos 75 anos de fundação

O vereador Josef Borges (PP) é o autor da solenidade, que se estendeu aos 75 anos da presença salesiana na cidade

Texto: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Na noite desta quarta-feira (20), a Câmara Municipal de Piracicaba, por iniciativa do vereador Josef Borges (PP), homenageou o Colégio Dom Bosco pelos 75 anos de atividades e também os 75 anos da presença salesiana na cidade. A solenidade foi realizada no salão nobre "Helly de Campos Melges".

Além de Josef Borges, autor da homenagem, e do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), compuseram a mesa dos trabalhos o diretor-geral do Colégio Salesiano Dom Bosco, padre Douglas Verdi, a secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, o secretário executivo de Transportes Internos do município, Reinaldo Pousa, e o diretor-presidente da Rádio Educativa, André Augusti.

Em seguida, houve apresentação em italiano feita por alguns alunos da escola.

Ao fazer uso da palavra, Trevisan Jr. lembrou que é ex-aluno do Dom Bosco. "Estudei por cinco anos no Dom Bosco e fico muito feliz em poder participar desta homenagem", afirmou. O diretor-presidente da Rádio Educativa, André Augusti, destacou sua alegria em poder celebrar os 75 anos da presença salesiana e do colégio. "São sete décadas e meia de história, formando cidadãos, gerações de bons cristãos e homens honestos", disse.

Já o secretário executivo de Transportes Internos, Reinaldo Pousa, ressaltou que a homenagem é justa e merecida. "Tenho uma vida inteira acompanhando o Dom Bosco, desde que meus filhos começaram a estudar lá", afirmou. A secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, dirigiu-se às crianças presentes. "Vocês vão carregar para sempre o Colégio Dom Bosco na vida de vocês, o aprendizado, os amigos e tudo o que demonstraram aqui", disse.

O diretor do Colégio Dom Bosco, padre Douglas Verdi, destacou que as crianças são as maiores riquezas da instituição. Ele também mencionou a equipe de mais de 300 colaboradores. "Cada um deles faz um trabalho belíssimo", afirmou. O sacerdote ainda ressaltou a confiança das famílias no trabalho realizado pela escola.

Josef Borges, ao iniciar sua fala, fez uma saudação em italiano aos presentes. Em seguida, destacou sua alegria em promover a solenidade. "O Colégio Dom Bosco tem uma trajetória marcada por dedicação, fé e, sobretudo, pela enorme contribuição na formação de milhares de jovens piracicabanos. Educação é um caminho de transformação, e a juventude precisa ser conduzida com valores cristãos", disse.

HISTÓRIA - De acordo com o requerimento aprovado em plenário para a realização da homenagem, tudo começou em 7 de janeiro de 1950, quando Piracicaba recebeu padres salesianos, atendendo ao chamado do bispo Dom Ernesto de Paula. Ele vislumbrava um futuro mais promissor para a juventude da cidade, com um colégio católico voltado para a educação masculina.
Assim nasceu o Colégio Dom Bosco. Desde então, a instituição dedica-se à formação integral dos alunos. Mas a missão salesiana não se limitou ao colégio. Os salesianos fundaram o Oratório São Mário, no bairro da Vila Rezende, e, em 1989, assumiram a responsabilidade do Colégio Nossa Senhora da Assunção, que passou a se chamar Colégio Salesiano Dom Bosco Assunção. Hoje, Piracicaba conta com três unidades salesianas, representando um compromisso com a educação, a fé e a solidariedade.

HOMENAGEADOS - Foram homenageados pelos 75 anos do Colégio Dom Bosco o ex-aluno da primeira turma do Colégio Cidade Alta, Luis Antonio Abrahão; as professoras do Ensino Fundamental I, Adriana Dedini Pitta Kozakievu, Eliana Sidileia Bellotto e Sílvia Regina Sbrissa Paulino; além do diretor-geral do Dom Bosco, padre Douglas Verdi, que também recebeu a moção de aplausos alusiva aos 75 anos da presença salesiana em Piracicaba.

O diretor do Colégio, padre Douglas Verdi, fez novamente uso da palavra em nome de todos os homenageados. "Ao longo dos anos, consolidamos uma comunidade educacional solidária e de fé. Ensino, acolhimento, incentivo, inovação e conhecimento estão presentes na nossa educação. Neste colégio, fé e razão coexistem e são pilares que solidificam a educação", disse.

No final do evento, houve uma nova apresentação de alunos.