PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE ABRIL DE 2020

Câmara disponibiliza acervo de vídeos no YouTube


Produção audiovisual contabiliza 220 vídeos até o momento



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Sidney Jr Salvar imagem em alta resolução

Departamento de Comunicação possui um setor destinado à produção audiovisual



A Câmara de Vereadores de Piracicaba, por meio do Departamento de Comunicação, disponibilizou seu acervo de vídeos no YouTube. Ao acessar a plataforma de compartilhamento, a população tem a oportunidade de assistir 220 produções audiovisuais. Para assistir, basta digitar www.youtube.com e na busca inserir a expressão "Comunicação Câmara de Vereadores de Piracicaba". Também é possível recorrer a este link

O presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta, lembra que a iniciativa é um desdobramento do programa Parlamento Aberto, implantado no ano passado pela Casa de Leis. "Entre os setores que compõem o Departamento de Comunicação, está o de produção de vídeos, que somente no ano passado realizou 130 produções, todas a partir da premissa de que a comunicação pública deve ser transparente e dinâmica", diz.

Estão disponíveis para acesso nove playlists: Fórum Permanente sobre Educação para o Trânsito, Parlamento Aberto, Datas Comemorativas, Documentários, Título de Cidadão Piracicabano, Título de Líder Comunitário, Título Piracicabanus Praeclarus, Medalha de Mérito Legislativo e Pira Inclusiva.

Da série de vídeos do Parlamento Aberto, com 38 produções disponíveis, é possível se aprofundar em temas relacionados ao Poder Legislativo e entender com funciona uma audiência pública, o orçamento público e o pregão eletrônico, como se dá a tramitação e discussão do Plano Diretor do Município, além do funcionamento dos departamentos da Casa de Leis. A mesma série traz detalhes de como funciona e qual a finalidade dos projetos de lei, projetos de lei complementar, projetos de decreto legislativo, projetos de resolução, requerimentos, moções e indicações. 

De caráter educativo, a playlist do Fórum Permanente sobre Educação para o Trânsito, desenvolvido desde o ano passado pelo vereador Isac Souza, reúne audiovisuais sobre temas como os riscos do uso de celular ao volante, exigências legais para a regularização do transporte escolar e como funciona uma operação de salvamento de trânsito.

O Departamento de Comunicação tem, entre suas funções, dar suporte às reuniões solenes promovidas pelos vereadores, por meio da produção dos vídeos de homenagens. A playlist Datas Comemorativas compila, até o momento, 120 vídeos, sobre assuntos como os dias da comunidade japonesa, do comerciário, do luthier, da dança, do artista plástico e da música, dos agricultores e dos trabalhadores rurais, do cavaleiro, do escoteiro, do médico, do judô, do Exército Brasileiro, como ainda as semanas da Consciência Negra, Meio ambiente e Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

A Câmara também presta homenagem aos cidadãos que se destacaram na cidade, porém que nasceram em outros municípios, por meio do Título de Cidadão Piracicabano. Neste caso, os vídeos produzidos destacam a trajetória destas personalidades, entre as quais estão a cantora Aninha Barros, o empresário Antenor Marconi, o cirurgião-dentista Mário Monteiro Terra, o cirurgião cardiovascular Luiz Baldini Neto, o presidente da Caterpillar Brasil, Odair Renosto, entre outros. 

Também é possível conferir os vídeos dos que receberam da Câmara o Título Piracicabanus Praeclarus. A homenagem é concedida pela Câmara ao nascidos na cidade que se destacam na sociedade e que, de alguma forma, contribuíram para as artes, as ciências e as letras ou ainda na promoção da saúde, educação, desporto e lazer. Entre estes nomes estão Hilda Ferreira da Costa Gobbo, Carlos Alberto Avancini, Palmiro Romani, Antonio Ananias Filho e Marco Antonio Abreu de Moraes.

Há, ainda, o documentário Kansha, produzido para comemorar o centenário da imigração japonesa em Piracicaba. O audiovisual foi elaborado pelos estagiários e servidores do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba em parceria com o gabinete do vereador Pedro Kawai. 

Participação, transparência, educação para a cidadania e uso de tecnologia são os pilares do programa Parlamento Aberto, lembra a jornalista Valéria Rodrigues, diretora do Departamento de Comunicação. Segundo ela, um Plano de Comunicação da Casa foi elaborado em 2017, como forma de ampliar a visibilidade da Casa através dos setores do departamento. "O Departamento é composto por servidores qualificados, que desenvolveram as atividades com grande profissionalismo. O resultado são conteúdos que contribuíram para que a cidade compreenda melhor o funcionamento da Casa", diz.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara Gilmar Rotta

Notícias relacionadas