PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE MAIO DE 2023

Câmara derruba veto a políticas públicas para a primeira infância


Autor do projeto, vereador Thiago Ribeiro disse que chegou a entendimento com o Poder Executivo para que proposta seja implementada



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Câmara derrubou veto e parecer contrário; um projeto de resolução e um requerimento de urgência foram rejeitados; outras 33 proposituras foram aprovadas






A Câmara Municipal de Piracicaba derrubou, com placar de 19 votos, o veto total do Poder Executivo ao projeto de lei nº 103/2021, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PSC), que estabelece a implementação das políticas públicas para a primeira infância no município. A deliberação ocorreu em regime de prioridade, durante a 25ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (8). O autor do projeto destacou, na Tribuna, que participou de um encontro com o prefeito Luciano Almeida (sem partido) e houve consenso para que a iniciativa receba adequações e seja colocada em prática.

O Poder Executivo havia argumentado, nas razões de veto, que a matéria seria inconstitucional e possuiria elementos de ilegalidade por invadir a competência exclusiva da administração, ao estabelecer atribuições aos órgãos da Prefeitura nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura e lazer, além de criar Comitê Gestor Intersetorial para articular as políticas. O argumento era também que a matéria não seria acompanhada de levantamento dos custos para a adoção das medidas, o que estaria em desacordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Orgânica do Município.

De acordo com Thiago Ribeiro, na conversa com o Executivo, ficou estabelecido que as secretarias de Governo, Assistência Social, Educação, Esportes e Lazer e Saúde vão auxiliar nessas adequações para que o projeto seja efetivado. “Estamos com o objetivo de trabalhar e deixar um legado de boas políticas para garantir a qualidade de atendimento para nossas crianças”, afirmou. “Dentro desse novo entendimento jurídico, algo a mais será apresentado pelas secretarias para que o projeto seja sancionado”.

Parecer derrubado – O vereador Thiago Ribeiro ainda obteve, na 25ª Reunião Ordinária, a garantia de continuidade da tramitação de outro projeto de sua autoria. O Plenário derrubou, também por unanimidade, o parecer contrário da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) ao PL 123/2021, que dispõe sobre política pública municipal para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares.

A propositura estabelece políticas para atendimento dessas pessoas para inclusão social, prestação de serviços e conscientização da sociedade, que envolvem as áreas da saúde, educação, transporte e segurança, entre outras questões relacionadas ao TEA. Da mesma forma, o parecer sustentava o entendimento de que a matéria apresentava vício de iniciativa por invadir a competência privativa do Poder Executivo.

Com o parecer da CLJR derrubado, o PL vai continuar a tramitar e será encaminhado para receber pareceres das demais comissões da Casa e posteriormente voltará ao Plenário para deliberação.

Outras proposituras – Na 25ª Reunião Ordinária, a Câmara ainda aprovou outras 33 proposituras, entre elas um projeto de decreto legislativo para concessão de honraria; três moções de aplausos; 24 requerimentos; em segunda discussão, dois projetos de lei que instituem datas comemorativas no calendário oficial do município e, em primeira discussão, um projeto de lei de denominação de espaço público e uma data comemorativa.

Também em primeira discussão, foi aprovado o PL 21/2023, de autoria do vereador Thiago Ribeiro, que altera a Lei Municipal 9.852/2022, que instituiu a implantação de adesivos indicativos de ponto cego a ciclistas e outros motoristas nos veículos do transporte coletivo. A propositura estabelece que os ônibus escolares também adotem o aviso.

Foi rejeitado o projeto de resolução nº 16/2023, de autoria da CLJR, que denegou o recurso interposto pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), contra ato da Presidência em relação à votação da redação final do PR 12/2023, que propôs a instauração de Comissão de Estudos sobre atos da administração.

Também foi rejeitado pelo Plenário o requerimento nº 402/2023, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que entrou em votação em regime de urgência. Na propositura, ele solicitava a retirada do requerimento 337/2023, também de sua autoria, sobre a política sobre álcool e drogas no município. No entanto, como o requerimento já foi aprovado, a maioria dos vereadores optou por rejeitar o pedido de retirada.

Confira, no vídeo, nesta página, a íntegra da 25ª Reunião Ordinária.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária Institucional André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Ciro da Van Marco Bicheiro Pássaro

Notícias relacionadas