PIRACICABA, DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE DEZEMBRO DE 2023

Câmara convoca audiência pública sobre duplicação da Alidor Pecorari


Também estaria prevista a construção de um estacionamento no lugar do campo de futebol União do Porto e Casa do Artesão; debate será no dia 19 de dezembro, às 14 horas



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Câmara já realizou audiências públicas sobre a proposta de empreendimento para a área da antiga fábrica Boyes, sobre o projeto de revitalização da praça José Bonifácio e agora vai discutir a duplicação da avenida Alidor Pecorari






Mais um projeto de revitalização que estaria em tramitação no município será debatido em audiência pública convocada pela Câmara Municipal de Piracicaba. Desta vez, os vereadores querem que o Poder Executivo apresente os detalhes da proposta de duplicação da avenida Alidor Pecorari, no Parque da Rua do Porto e construção de um bolsão de estacionamento no lugar do campo de futebol União do Porto e da antiga Casa do Artesão, área que é tombada e também de preservação permanente. A audiência pública foi marcada para o dia 19 de dezembro, às 14 horas, no Plenário da Casa.

A convocação foi aprovada em regime de urgência através do requerimento nº 1108/2023, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, na 70ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (4). No documento, a parlamentar argumenta que a Rua do Porto é o maior patrimônio de Piracicaba, que abriga a história da cidade. Ela cita ainda que o complexo Beira Rio é tombado, compreendendo toda a área dos patrimônios históricos e naturais no entorno do Rio Piracicaba.

“As áreas envoltórias e ribeirinhas do Rio Piracicaba são de extrema importância ambiental, constituem área de proteção permanente, paisagística e representam o habitat de inúmeras espécies de fauna e flora e que são protegidas por legislações específicas”, colocou, no requerimento. 

Em relação ao campo de futebol, Sílvia Morales defende que o espaço existe desde 1927, onde são realizadas atividades esportivas, sociais e de lazer com centenas de crianças e jovens vinculados ao Projeto Esporte Futuro.

Ao discutir o requerimento, a vereadora disse que se surpreendeu com a informação de um representante do governo de que o projeto de duplicação da avenida seria “fake news”. “Se não vai mais fazer, o Poder Executivo tem que vir aqui falar que não vai fazer”, afirmou. Ela destacou que a notícia causou muitos questionamentos e que não houve consulta aos conselhos municipais sobre a iniciativa. Lembrou que a área do campo de futebol é cheia de árvores e costuma ser alagada. “Ninguém é contra o turismo. Mas que rasguem esse projeto e pensem no estacionamento em outro lugar. Devemos pensar em um turismo sustentável”, avaliou.

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) também discutiu o requerimento e defendeu a remodelação da proposta para que não aconteça a desativação do campo de futebol centenário. Argumentou que não há possibilidade de crescimento dos empreendimentos particulares no local.

A vereadora Rai de Almeida (PT) citou que o projeto é bastante preocupante, da mesma forma que as propostas de empreendimento para a área da antiga fábrica Boyes e a revitalização da praça José Bonifácio. Lembrou que o campo de futebol é histórico, assim como a Casa do Artesão, que ela acreditava que seria restaurada. “Piracicaba vai na contramão do que se está discutindo no mundo, na questão da preservação ambiental e da transição climática”, salientou. “Precisamos discutir quais são as interferências que o poder público vai fazer, mas de forma planejada e que venha atender os aspectos ambientais, sociais, do turismo. Dependendo de como vai ser feito o projeto, até retira os turistas, que só vão para lugares onde tem alguma coisa para ver e não onde está desmatado e é terra arrasada”.

Urgências – Também em regime de urgência, o Plenário aprovou, na 70ª Reunião Ordinária, outros dois requerimentos. O 1110/2023, de autoria do vereador Gilmar Rotta (PP), solicita informações do Poder Executivo sobre a desapropriação de uma área destinada à garagem de ônibus e rodoviária intermunicipal, no distrito Industrial Unileste. Já o requerimento 1111/2023, de autoria do vereador Cássio Luiz Brbosa (PL), o Cássio Fala Pira, questiona sobre a falta de manutenção do prédio da Unidade Básica de Saúde do Jardim Esplanada. Outros sete requerimentos que estavam em pauta também foram aprovados.

Em primeira discussão, os vereadores aprovaram o projeto de lei nº 168/2023, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), que propõe que a rede pública municipal de saúde passe a oferecer um serviço específico de atendimento para mulheres com deficiência e doenças raras. Também passou o PL 153/2023, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), que Institui a política pública de Promoção da Saúde Mental.

Ainda foram aprovados o PL 178/2023, da vereadora Sílvia Morales, que institui a Semana Municipal Leonardo Villar de Cinema; o PL 188/2023, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), que institui o Festival de Cinema Coreano; o PL 192/2023, de autoria do vereador Acácio Godoy (PP), que institui o Dia do Aniversário do Bairro Monte Líbano e o PL 202/2023, de autoria do vereador Paulo Henrique (Republicanos), sobre denominação de área pública.

Em segunda discussão, foram aprovados o projeto de lei complementar 5/2023, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), que trata da implantação de calçada ecológica; o projeto de lei 68/2023, de autoria do vereador licenciado Paulo Campos (Podemos), sobre a implantação de botão do pânico nas escolas e o PL 167/2023, de autoria do vereador André Bandeira, que dispõe sobre a ação de check-up geral das mulheres para a prevenção de doenças. Já o PL 166/2023, de autoria do vereador Paulo Camolesi (PDT), que institui o Programa de Oficinas Culturais e Esportivas nas escolas públicas, foi retirado a pedido do próprio autor.

Em discussão única, os vereadores deliberaram favoravelmente a dois projetos de decreto legislativo para a concessão de honrarias; um projeto de resolução sobre as normas e procedimentos do Setor de Cerimonial e quatro moções de aplausos.

Confira, no vídeo, nesta página, a íntegra da 70ª Reunião Ordinária.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Sergio da Van

Notícias relacionadas