PIRACICABA, DOMINGO, 18 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

16 DE DEZEMBRO DE 2013

Câmara comemora o Dia do Cavaleiro


A reunião solene transcorreu-se nas dependências do salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges".



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Andrey Moral (1 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Andrey Moral (2 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Andrey Moral (3 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Andrey Moral (4 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Andrey Moral (5 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Andrey Moral (6 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Andrey Moral (7 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Andrey Moral (8 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Andrey Moral (9 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Andrey Moral Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador José Aparecido Longatto (PSDB), por força do Decreto Lei 48/13, de sua autoria realizou na noite desta segunda-feira (16), pela primeira vez, solenidade em comemoração ao Dia do Cavaleiro, onde foram contemplados cinco pessoas: José Jarbas Laudisse, Acácio José Mazzero, Fabiano Conceição (Pingo), Maria Teresa Tongni e Augusto Gregório Nogueira (in memoriam), representado por sua esposa, Josefina Reame Nogueira (Zefa).

A data está instituída no Calendário Oficial do Município, pela Lei Municipal 5.320/03. O evento transcorreu-se nas dependências do salão nobre da Câmara, "Prof. Helly de Campos Melges", às 20h00 e, foi transmitido ao vivo pela TV Câmara, canal 08 da Net, TV Digital Canal 60,1 UHF e pela rede mundial de computadores, a internet, no endereço eletrônico camarapiracicaba.sp.gov.br

Na formação diretiva da mesa dos trabalhos, o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB) foi representado pelo autor da solenidade, o vereador José Aparecido Longatto, que também integra a Mesa Diretora da Câmara, na primeira secretaria e, é o líder de governo; o vereador Dirceu Alves (PROS), que fez a leitura bíblica; o representante do prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tarcísio Ângelo Mascarin; e o vereador Gilmar Tanno (PSDB). Além do vice-prefeito da cidade de Rio das Pedras, Carlos Defavari. Os vereadores Carlinhos Cavalcante (PPS), André Bandeira (PSDB) e Matheus Erler (PSC) também justificaram ausência na solenidade.

O secretário municipal Tarcísio Mascarin abriu o ciclo de discursos da noite para registrar a satisfação de representar o prefeito municipal, quando se comemora, pela primeira vez, o Dia do Cavaleiro. E, considerou a importância de se reconhecer a atuação destas pessoas.

O presidente dos trabalhos da noite e autor da solenidade, o vereador José Aparecido Longatto iniciou suas considerações rogando a Deus pela vida e, agradeceu em especial a oportunidade de realizar a primeira reunião solene em referência ao Dia do Cavaleiro, no que cumprimentou os integrantes da Mesa, contemplados da noite e a população em geral que acompanhou a solenidade.

Longatto discorreu sobre o significado da vida, onde a matéria fala mais alto e, enfatizou o papel da mulher. E, comentou sobre o desapego a que devemos nos pautar e, cumprir os desígnos de Deus, em cumprimento à nossa jornada terrena. Se colocou  na condição da cavaleiro, de homem que nasceu na roça, lembrou do ano de 1957, quando chegou em Piracicaba, na região norte, onde conheceu famílias tradicionais que formaram o distrito. Também comentou sobre o livro: memórias de um povo, obra de sua autoria, onde todas as famílias de Santa Terezinha receberão um exemplar quando da sua publicação.

Longatto falou da importância do cavalo e do cavaleiro e, lembrou do papel da mulher, onde Deus, primeiro criou o protótipo e, depois a máquina perfeita, a mulher, sendo que ela carrega no ventre o dom da vida. E, também lembrou que Deus criou o cavalo para servir o homem, numa tradição que vem de Deus. Agradeceu o papel de seu gabinete, na escolha dos contemplados da noite.

Longato também falou de sua lida no campo, quando andava mais de um quilômetro para buscar água, numa época que não havia luz elétrica em sua casa, na sua cidade natal, Rio das Pedras. Destacou a importância da Câmara reverenciar os contemplados da noite. E, considerou as relevantes pessoas que passaram por Piracicaba, a exemplo de Prudente da Morais, primeiro presidente civil do Brasil. "Me sinto orgulhoso de ser o primeiro vereador a prestar esta homenagem", finalizou o parlamentar, além de comentar sobre a importância de se trabalhar com a juventude visando o fortalecimento das futuras gerações.

Lembrou que a educação começa na família e, mencionou o legado de seu pai, que levantava cedo e, batia com o cabo da enchada em caso de desobediência dos filhos. A consideração é que o trabalho dignifica o ser humano. E, para encerrar, Longatto falou do orgulho de se considerar piracicabano e, morar no interior, no que parafrazeou o cancioneiro Pedro Chiquito, de lembrança nos seus 10 anos, na rua do Porto, quando ouvia o cantor dizer que São Paulo é uma grande roseira, cujas raíses estão no interior, sendo que o dia em que a roseira secar a Capital não terá mais flor. O parlamentar considerou que 38% da água que abastece São Paulo está no interior.

Na sequencia da solenidade foi apresentado um vídeo, com breve histórico de cada homenageado e, definição do que é ser um cavaleiro, onde acima de tudo se sobressai o amor ao cavalo e à vida.

O cerimonialista da Câmara, Marcelo de Oliveira registrou a atitude do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) ao ceder o espaço do salão nobre para a realização da solenidade.

Para abrilhantar a primeira edição da solenidade em comemoração ao Dia do Cavaleiro, o cantor Lourenço, da dupla Lourenço e Tabai, que tem programa aos domingos de manhã, na Rede Bandeirantes de Televisão se apresentou na solenidade e, falou da honra em participar do evento, lembrando que o cavalo faz parte de sua vida, além de enfatizar que nasceu em Charqueada. No que entoou vários números musicais e, atendeu pedidos, com a música: A gaiola, viola e o passarinho.

José Jarbas Laudissi falou em nome dos homenageados da noite e, fez a leitura de texto em agredecimento de público às laureas da noite e, da importância de solenidade que contempla os cavaleiros. Também discorreu sobre as inúmeras atividades afetas ao cavalo, o que evidencia sua relevância na economia nacional. E, aproveitou a ocasião para lançar uma pergunta, do porquê a cidade de Piracicaba ainda não tem um parque de exposições voltado ao setor agro-industrial. No que que foi interpelado pelo vereador José Longatto, com reforço do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tarcísio Mascarin de que novidades virão por aí.

O vereador José Longatto, antes de encerrar a solenidade fez agradecimentos às diveras pessoas, a exemplo do proprietário da Imobiliária Junqueira, Augusto Junqueira que atuam no universo que valoriza a cultura voltada ao cavalo, bem como registrou sua disposição em garantir um título de Cidadão Piracicabano ao cantor Lourenço.

Homenageados:

JOSÉ JARBAS LAUDISSI

Foi agricultor, idealizador de várias feiras agropecuárias por todo o País e, um mestre da doma de cavalos no Brasil, vocação que se aprimora desde os seis anos, quando montou num cavalo pela primeira vez.

De 1978 a 1982, criou, com  parceria de Waldemar Gimenes, cinco edições da Feira Agropecuária e Industrial de Piracicaba. Foi precursor dos primeiros rodeios profissionais da região; do 1º Encontro de Cowboy, em 1981, na Sociedade Hípica de Piracicaba e fundou e presidiu o extinto Núcleo Piracicabano de Quarto de Milha. Formado em Direito, o criador de cavalos campeões conquistou uma coleção de troféus, nos grandes leilões do Brasil.

ACÁCIO JOSÉ MAZZERO

O filho de José e Ivone é um cavaleiro por tradição: aos três anos já montava sozinho e o primeiro cavalo foi negociado aos 10 anos. Domador e negociante de cavalos há 33 anos, organiza, desde 2011, os principais eventos esportivos equestres de Piracicaba, no rancho JM, bairro Godinho.

Participa de duas importantes romarias anualmente: de Jundiaí a Pirapora - há cinco anos; e a do Barreiro Rico - há 22 anos. Por 15 anos, atuou como soldado romano montado, no espetáculo Paixão de Cristo de Piracicaba, coordenando e liderando o núcleo de cavaleiros.

FABIANO CONCEIÇÃO - PINGO

Aprendeu a arte de montaria em 1999, com Ari Piovezan. A partir dos 15 anos, começou a competir em rodeios profissionais. Participa de cerca de 40 rodeios por ano, entre os quais o principal é o de Barretos, onde sagrou-se, em 2013, bi-campeão, na modalidade Cutiano, genuinamente brasileira.

Em 13 anos de carreira, conquistou  mais de 40 títulos de campeão, além das segundas e terceiras colocações. Pingo é um grande e determinado representante piracicabano no mundo dos rodeios.

MARIA TERESA TOGNI

Nasceu em 7 de dezembro de 1982, em Piracicaba. Desde criança acompanhava o pai nos desfiles a cavalo. Há alguns anos, segue a romaria para Aparecida no Norte junto da comitiva do saudoso Alaércio Zambom. Desde os 15 anos, trabalha com cavalos de cocheira, cuidando e domando. Ministrou aulas de equitação, competiu provas de três tambores e atualmente, estuda veterinária na Faculdade de Jaguariuna.

AUGUSTO GREGÓRIO NOGUEIRA (in memoriam)

Nasceu em 26 de dezembro de 1950, no então distrito de Corumbataí, em Rio Claro e, faleceu em 16 de dezembro de 2001, vítma de latrocínio, deixando saudades para a esposa Josefina Reame Nogueira, a Zefa e, o úncio filho Agnelo Augusto Nogueira, hoje pai de um menino.

Trabalhou no matador municipal. Em 1976 adquiriu a chácara dos Carneiros, atualmente loteamento São Vicente II, onde permaneceu até 2008, criando cavalos, bois, porcos, carneiros, galinhas, búfalos e realizando pequenos rodeios. Viajava pelo Brasil transportando gado adquirido em leilões.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Homenagem José Longatto

Notícias relacionadas