09 de dezembro de 2020
Câmara colabora em versão atualizada do 'Guia do Parlamento Aberto'
Documento nacional, com lançamento oficial no próximo dia 17, traz pontos a serem adotados por Legislativos para o reforço da transparência e da participação popular.
Com a participação da Câmara de Vereadores de Piracicaba na elaboração, a nova versão do "Guia do Parlamento Aberto" será lançada oficialmente no próximo dia 17, em evento virtual transmitido pelo YouTube da Câmara dos Deputados. Trata-se de um documento de 25 páginas que servirá de referência para casas legislativas de todo o país adotarem ações que garantam mais transparência e abertura à participação popular.
O material foi desenvolvido de forma colaborativa por servidores da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e da Câmara de Vereadores de Piracicaba —representada pelos diretores de departamentos Bruno Didoné de Oliveira, de Documentação e Transparência, e Valéria Rodrigues, de Comunicação.
O guia é um dos resultados práticos do Compromisso 7 —que trata da "Transparência do Processo Legislativo"— do 4º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto, em vigor desde 2018 e coordenado pela Controladoria-Geral da União. A meta estabelecida no compromisso é "incrementar a participação de diversos segmentos sociais no processo legislativo a partir de esforços integrados que ampliem a transparência, adequem a linguagem e a comunicação e promovam a inovação".
Analista do Programa de Cooperação Técnica da Assessoria de Projetos de Gestão, da diretoria-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Falcão integra o grupo de trabalho que se dedicou, nos últimos quatro meses, à atualização do "Guia do Parlamento Aberto". Por meio de conversas via WhatsApp, ele definiu, junto com Bruno, Valéria e os outros representantes de casas legislativas, o conteúdo do material.
Segundo Falcão, a nova versão está "muito mais capilarizada", já que, com a participação da Câmara de Vereadores de Piracicaba na elaboração, ampliou o olhar para experiências bem sucedidas em legislativos municipais. As boas práticas estão separadas por grau (ações básicas, intermediárias e avançadas) e área (transparência legislativa, transparência administrativa, participação social e comunicação).
"A inovação deste guia é de que a maioria dos exemplos é de Câmaras Municipais, inclusive de cidades muito pequenas, mostrando que são práticas que não são complexas, possíveis de adotar. Foi feita uma pesquisa bem legal, e a Câmara de Vereadores de Piracicaba foi fundamental para trazer casos de outras Câmaras", ressalta o analista do Programa de Cooperação Técnica da Câmara dos Deputados.
Na área de comunicação, por exemplo, uma das orientações básicas é "Informar telefone e e-mail dos gabinetes dos parlamentares", enquanto entre as intermediárias está "Divulgar respostas às perguntas mais frequentes da sociedade" e, entre as avançadas, "Divulgar anualmente a quantidade de pedidos de informação recebidos, atendidos e indeferidos", como já fazem a Câmara dos Deputados e a Câmara de Vereadores de Piracicaba.
"Cada casa legislativa vai ver o que interessa ali e priorizar conforme sua realidade. O guia não é exaustivo, não é impositivo e, por definição, não é completo. É para saber em que nível se está, para que se possa planejar e definir novas ações dentro de seu universo. É um guia que 'nunca termina', porque o que era considerado referência antes hoje em dia não é nada. O 'sarrafo' vai subindo o tempo todo e isso é muito bom", diz Falcão, sobre o aperfeiçoamento crescente das práticas legislativas.
O analista cita exemplos que o próprio Congresso Nacional adotou para facilitar a compreensão de seus processos. "Uma proposição tinha um número na Câmara e outro no Senado até 2018, quando foram implantadas numeração e sigla únicas, ficando mais fácil para qualquer um acompanhar. Internamente deu muito trabalho, pois foram necessárias mudanças regimentais, nos procedimentos e no sistema de informática, e tivemos que fazer muitos testes para ter certeza de que o sistema todo ia funcionar."
O lançamento oficial do guia será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube, às 14h30 do próximo dia 17. A versão atualizada do "Guia do Parlamento Aberto" estará disponível para download no endereço eletrônico parlamentoaberto.leg.br.
SAIBA MAIS - O Brasil é um dos oito países fundadores da OGP (sigla em inglês para Parceria de Governo Aberto), lançada em 20 de setembro de 2011 e que hoje congrega 78 nações, cuja missão é avançar mundialmente no fortalecimento das democracias, na luta contra a corrupção e no fomento a inovações e tecnologias para transformar a governança do século 21. Tornar os governos mais abertos, com melhora na transparência e no acesso às informações públicas, está na base da iniciativa.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
02 de dezembro de 2022
30 de novembro de 2022
22 de setembro de 2022
18 de julho de 2022